Levi’s anuncia nova gestão para água

A abordagem não será mais plana, estabelecendo metas mais, ou menos, agressivas de acordo com o nível de estresse hídrico da região.

A americana Levi’s anunciou que passa a adotar uma estratégia diferente para fazer a gestão da água empregada ao longo de sua cadeia de produção. Até agora, o modelo adotado era linear. Daqui para frente, os esforços principais serão concentrados no sentido de reduzir o consumo de água onde for mais necessário. Segundo informou a empresa em comunicado ao mercado, tem o objetivo de reduzir pela metade o uso acumulado de água para a fabricação em áreas com estresse hídrico até 2025.

A mudança de paradigma considerou os dados mais recentes em torno da questão da água, consultas a especialistas e a própria experiência da empresa com o gerenciamento hídrico. Em função dessas análises, reconhece que “economizar um litro de água em abundância, embora importante, não é tão crítico quanto economizar um litro em que a água é escassa”. Dessa forma, a nova abordagem terá caráter responsivo e não ficará restrita aos processos de produção. A ideia é a empresa participar de ações coletivas que proporcionem mudanças de longo prazo para as comunidades e bacias hidrográficas do entorno.

METAS PARA FORNECEDORES ATÉ 2025

A Levi Strauss & Co vai estabelecer metas específicas de uso da água nas fábricas onde os produtos de suas quatro marcas são fabricados ou finalizados – Levi’s, Dockers, Signature by Levi Strauss & Co e Denizen. Essa medida envolverá os fornecedores que juntos respondem por 80% do volume total produzido. A empresa explica que as metas serão estabelecidas com base no contexto de risco da água no nível local. “Instalações localizadas em países mais estressados terão níveis mais rigorosos do que instalações em países que enfrentam menos estresse hídrico”, esclarece. Isso não significa que a empresa deixará de aplicar estratégias sustentáveis de água em áreas de menor estresse, avisa.

Em outra medida anunciada, a designação Water Less atualmente restrita aos produtos será estendida às tecelagens e confecções que atenderem os objetivos da LS & Co. até 2025. Para isso, além de fornecer as ferramentas empregadas no programa Water Less, a companhia vai se valer da colaboração com o programa Clean by Design, do Apparel Impact Institute, da parceria com o International Finance Corporation’s Partnership for Cleaner Textiles (PaCT).

AÇÕES QUE ENVOLVAM ACESSO À ÁGUA DE COMUNIDADES LOCAIS

A nova estratégia prevê parcerias com fornecedores instalados em regiões que enfrentam estresse hídrico para promover maior acesso à água potável para as comunidades vizinhas. Também inclui parcerias com outras marcas e ONGs em programas que melhorem as condições das bacias hidrográficas nos principais locais de abastecimento.

Um desses projetos está em andamento há cerca de ano na bacia do rio Ravi, no Paquistão. Ali, a Levi’s trabalha com o WWF (World Wildlife Fund), o Earth Genome e a Arizona State University. O trabalho visa mapear as águas subterrâneas e superficiais da bacia, projetando os impactos de oferta e demanda, o estresse histórico e previsto. Desse projeto poderá derivar um modelo de mapeamento de bacias hidrográficas altamente estressadas, considera a empresa.

Segundo a companhia, desde o lançamento em 2011 até 2018, o programa Water Less ajudou a economizar 3 bilhões de litros de água na fase de acabamento. A capacidade de reciclagem e reutilização de materiais ajudaram a economizar outros 2 bilhões de litros, calcula a empresa.