Investimento de R$4 milhões leva grupo a 8,7 milhões de metros de malha estampados com essa tecnologia.
Com investimento de R$4 milhões realizado na compra de mais uma máquina de impressão para têxteis, o Grupo Lunelli aumenta em 24% a capacidade da área de estamparia digital. A produção alcança 8,7 milhões de metros de malha estampados por tecnologia digital. “Isso torna a Lunelli a maior empresa de estamparia digital do país”, afirma Viviane Cecília Lunelli (foto), que desde o início do ano é presidente do grupo.
Ela citou o desempenho como exemplo das medidas que a companhia vem adotando para avançar em moda sustentável durante evento realizado na capital paulista. Dedicado ao meio ambiente, o segundo encontro dos quatro que compõem a ação Walk the Talk, promovida pela empresa, reuniu a visão da companhia e de parceiros da cadeia de fornecimento.
No caso da estamparia digital, os ganhos envolvem redução de 15% no consumo de água e na geração de resíduos quando comparados ao método tradicional de estamparia rotativa, diz a empresa.
No encontro, Viviane afirmou que a partir de 2023, a companhia pretende alcançar “inventários cada vez mais profundos”. A intenção é trazer a visão corporativa dos indicadores, sem afetar a gestão de cada área, diz. O desafio se torna bastante complexo devido à atuação verticalizada da companhia que produz do fio à confecção de vestuário, indo até o varejo, além das atividades intermediárias, como beneficiamento.
Outro desafio dentro do planejamento estratégico é expandir a pegada sustentável para toda a base de produtos cadastrados. “Manter como uma estratégia contínua, que não seja algo pontual de uma coleção”, acrescenta a empresária.
DESEMPENHO
Em 2022, o Grupo Lunelli aumenta o faturamento em 22% sobre 2021, registrando receita de R$1,5 bilhão. Viviane não fala de meta para 2023. Comenta que o ano tem sido muito desafiador para as vendas do varejo. “Então, a gente deve repetir o que nós fizemos no ano passado. A gente está trabalhando muito para que não seja um ano de queda”, afirmou.
Os R$4 milhões em estamparia digital integram o desembolso total da companhia em 2022 que atingiu R$22,5 milhões.
LUNELLI EM NÚMEROS DE 2022*
14 UNIDADES PRODUTIVAS
13 no Brasil: 11 em Santa Catarina, 01 em São Paulo e 01 no Ceará
01 no Paraguai
4.591 COLABORADORES
4.329 no Brasil | 262 no Paraguai
08 MARCAS
Lunelli Malhas e Tecidos; Lez a Lez; Lunender; Alakazoo; Hangar 33; Fico; Graphene; e Vila-Flor.
PRODUÇÃO DE MALHA
14,3 mil toneladas por ano
PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO
24,6 milhões de peças por ano
CONSUMO DE ÁGUA
86,7 litros por quilo de malha
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
1,7 kWh por Kg de malha produzida
*Relatório de Sustentabilidade de 2022