Maiores poluidores têxteis da Europa

Pesquisa feita por uma marca holandesa aponta que a Itália tem os piores índices, sendo a maior geradora de resíduos da região.

Com base na quantidade anual de resíduos têxteis gerados por ano e a destinação deles deu origem ao Fashion Waste Index. O indicador aponta os 15 países europeus mais poluidores em têxteis. A Itália é o país que mais produz resíduos têxteis na Europa, e a Hungria é a melhor pontuada. Juntos, essas 15 nações produzem 2 milhões de toneladas de resíduos têxteis a cada ano.

Para a análise, o estudo considerou outros dados, além da quantidade total de resíduos de moda produzidos anualmente. Em função do tamanho da população, avaliou o que cada cidadão geraria em média com resíduos têxteis. A partir daí calculou o volume de resíduos têxteis reciclado por pessoa a cada ano. Também computou fatores como os quilos de roupas enviados para aterros, ou que são incinerados. Os que são reciclados, reutilizados e os que vão para o mercado de segunda mão. Inclui o gasto com roupas novas por pessoa e a participação de mercado da indústria de moda no produto interno bruto (PIB) de cada país.

ESTUDO DA LABFRESH

O estudo é uma iniciativa da marca holandesa LabFresh, que faz camisas, camisetas e polos. Para chegar à quantidade de resíduos têxteis, a empresa considerou os dados calculados pelo Eurostat de 2016. Dessa análise, montou um sistema de pontuação de 0 a cem pontos, sendo que 100 corresponde ao país mais poluidor. Foi o caso da Itália.

Em volume de resíduo, a Alemanha é o segundo maior gerador com 391 milhões de toneladas de lixo têxtil. Mas, em termos de pontuação, está classficada em 43,5 pontos.

Portugal é o segundo maior poluidor da Europa, com nota atribuída de 96,9. O terceiro é a Áustria, com 84,9 pontos. Reino Unido é o quarto com 59 pontos.

fonte: Labfresh