Tecido capaz de eliminar gás carbônico chega ao mercado em camiseta de edição limitada envolvendo parceria com a startup Xinterra.

A Malwee lança a camiseta Ar.voree, uma peça pioneira no Brasil por contar com um tipo de malha que captura gás carbônico da atmosfera e o transforma em bicarbonato de sódio durante a lavagem caseira. Com edição limitada a 250 unidades, informou a companhia ao GBLjeans. Apesar da inovação, o processo ainda está em fase inicial e a Malwee busca escalar o emprego dessa tecnologia.
Desenvolvida ao longo de dois anos em parceria com a startup Xinterra, de Singapura, a tecnologia batizada de COzTerra representa uma inovação concreta no conceito de moda regenerativa. O primeiro lote de camisetas foi produzido exclusivamente com malha 100% algodão na cor preta, o único tipo de tecido atualmente compatível com a aplicação do gel ativador fornecido pela Xinterra, explica a Malwee ao GBLjeans.
Para alcançar escala industrial, a empresa aponta que trabalha para superar duas barreiras: ampliar a aplicabilidade da tecnologia a outros tipos de tecidos e cores, e otimizar o processo de aplicação do composto ativador, que ainda é complexo e demanda ajustes para produção em larga escala.
O tecido inovador da camiseta Ar.voree captura o CO₂ da atmosfera ao entrar em contato com o sabão líquido ou em pó durante a lavagem caseira. Nesse contato, é transformado em bicarbonato de sódio, sendo eliminado de forma segura. Esse processo também recarrega os agentes de captura de CO₂ na camiseta, permitindo que ela continue funcionando como um “filtro de carbono” a cada uso, salienta o comunicado de imprensa da Malwee.
PARA GANHAR ESCALA
“Nosso foco é tornar o processo mais eficiente e adaptável a uma variedade maior de produtos e fibras, inclusive jeans. O desafio está lançado, e já estamos desenvolvendo alternativas”, afirma a Malwee sobre a busca para escalar a tecnologia.
De acordo com a empresa, após 25 usos e lavagens, uma única camiseta Ar.voree conseguiria capturar a mesma quantidade de CO₂ que uma árvore adulta — transformando a roupa em um ‘filtro de carbono’ pessoal, vestível e reutilizável. A camiseta está sendo comercializada exclusivamente pelo e-commerce da marca desde 22 de maio, que celebra o Dia Internacional da Biodiversidade. Custa R$129.
“Moda, tecnologia e sustentabilidade precisam caminhar juntas. A Ar.voree é um convite para que as pessoas também façam parte desse ciclo transformador”, declara Gregório Reis, diretor de marketing do Grupo Malwee, em comunicado à imprensa.
O projeto Ar.voree foi apresentado em setembro de 2024 durante a London Fashion Week, na exposição A Chain of Women, que destacou cases de inovação com protagonismo feminino na moda sustentável brasileira.
A Ar.voree integra o lançamento da coleção outono/inverno 2025 da Malwee, estrelada por Flávia Alessandra, Otaviano Costa e a filha deles, Olívia. Com o conceito Abraçando Nossa História, a campanha resgata a flor de algodão como símbolo que representa a conexão com a natureza e a produção consciente. Peças atemporais, versáteis e adaptáveis ao clima imprevisível são o foco da nova coleção, com forte apelo funcional.
foto: divulgação