Malwee vai lançar selo Moda do Bem

A partir de dezembro, o rótulo criado pela marca servirá para identificar roupas feitas mediante práticas sustentáveis de produção.

A Malwee anunciou que a partir de dezembro passará a usar o selo Moda do Bem. A etiqueta servirá para identificar roupas feitas mediante práticas sustentáveis de produção. O lançamento do selo será acompanhado de coleção-cápsula. A ênfase será no uso de matéria-prima cujo processo produtivo vise reduzir impactos ambientais da atividade. Além de malhas, a companhia estenderá o rótulo para a linha de jeans.

No caso do denim, sem entrar em detalhes, o comunicado da empresa cita o Jeans DOC. Afirma que “utiliza processos industriais com redução de 93% no consumo de água”. Aponta ainda como exemplo a malha effect, produzida com 88% de poliéster reciclado, “proveniente de embalagens plásticas”. As etiquetas fixadas nas peças serão feitas a partir do reúso de tecidos. Já as embalagens serão de plástico 100% reciclado.

Também em dezembro, os avanços da empresa e de seu Plano de Sustentabilidade 2020 serão apresentados durante a Conferência Climática das Nações Unidas (COP25), no Chile. A apresentação será feita por Guilherme Weege, CEO do grupo que tem assento na Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

INVESTIMENTO DE R$ 100 MILHÕES

Em maio, o Grupo Malwee anunciou um pacote de investimentos de R$ 100 milhões para o triênio 2019-2021. Do total, R$ 10 milhões estariam reservados para projetos de sustentabilidade, especialmente na otimização da gestão do uso da água. Uma das iniciativas visa melhorar o tratamento de efluentes. “Atualmente, o sistema permite reutilizar até 200 milhões de litros de água por ano. Com a implantação de placas de energia solar para alimentação dos equipamentos e adoção de ozônio no processo final de tratamento, a expectativa é aumentar a capacidade de reuso da água, reduzindo sua captação do rio e diminuindo o consumo de energia elétrica”, afirmou a empresa em comunicado, sem especificar a meta de redução a ser alcançada.

O jeans representa outra frente de investimentos e que passa pela etapa de lavanderia em novo processo. De acordo com comunicado da empresa, o consumo médio de água na lavagem do jeans cairia de 100 litros para 200 mililitros por peça. “A nova tecnologia traz ainda mais eficiência, reduzindo processos manuais e lead time. Isso tudo sem alterar as características do produto final. Na verdade, é possível ainda aumentar as variações de acabamento e detalhes”. Não são informados detalhes do processo ou da tecnologia empregada.