Equipe que cobrirá o evento usará camisetas confeccionadas com malha feita de de fibra de garrafas PET recicladas.
A Nilcatex Têxtil, de Blumenau (SC), especializada em camisetas promocionais e uniformes para prefeituras, desenvolveu um processo para a confecção de malhas, a Ecowear, feita com fibra de garrafas PET recicladas. Segundo o gerente comercial da empresa, Nelson Serpa Filho, a linha Ecowear já representa de 20% a 30% da produção de camisetas promocionais e tem crescido a cada ano. A cobertura do Carnaval pela Rede Globo vai ajudar a engordar esses números.
A empresa é responsável pela confecção das camisas pólo e camisetas que serão utilizadas pelos colaboradores da Rede Globo durante a cobertura nacional do Carnaval Globeleza com programação transmitida para todo o país. Serão produzidas 11,5 mil peças entre camisetas, pólo masculinas e pólo baby look feminina a serem vestida por funcionários, jornalistas e clientes da rede de televisão.
A Nilcatex conta com três fábricas localizadas em Blumenau, Campo Grande (MT) e Cidade do Leste, no Paraguai, com capacidade de produção de 5 mil peças por mês. Em torno de 80% do volume produzido são voltados para atender licitações de prefeituras para uniformes escolares e 20% correspondem a camisetas promocionais em malha e jeans. O trabalho com o fio Ecowear começou em 2009, quando a empresa contabilizou o uso de 600 garrafas PET para a confecção de camisetas. Entre os clientes da empresa estão a Volvo, a Nestlé e a Subway.
Há 20 anos no mercado a Nilcatex cresce 20% ao ano principalmente pelas encomendas das prefeituras. Serpa lembra que a empresa foi criada para atender o mercado de roupas promocionais, mas, mudou a estratégia nos últimos anos para a produção de uniformes escolares. “Com a internet e redes sociais as marcas mudaram a forma de divulgação e tivemos que nos readequar ao mercado”, diz Serpa. A empresa produz regatas, shorts, bermudas, calças, conjuntos de agasalhos para uniformes escolares.