Junto com o Cetiqt foi lançado edital para desenvolvimento e produção de fibras oriundas de recursos renováveis do setor agropecuário
Pela Plataforma do Edital de Inovação para a Indústria, operado pelo Sebrae, startups de base tecnológica, micro e pequenas empresas, além de microempreendores individuais podem participar do desafio proposto pelo Grupo Reserva. A empresa vai financiar projetos voltados ao desenvolvimento e produção de fibras ou filamentos têxteis obtidos a partir de fontes renováveis do setor agropecuário. A exigência é que sejam fibras alongadas, mais resistentes que as que estão hoje no mercado e com toque extra macio para serem usadas em coleções das marcas do grupo. O resultado chegará ao mercado provavelmente no segundo semestre de 2020.
O edital é um trabalho conjunto com o Senai Cetiqt, cujo FashionLab será utilizado para os trabalhos de transformação da fibra vegetal ou animal em fio, tecido plano e/ou malha, e dará apoio ainda no desenvolvimento das etapas de beneficiamento até a confecção dos produtos. O projeto envolve também a parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa) que conduzirá o processo com os candidatos.
Serão selecionados até três projetos, que receberão R$ 150 mil cada um ao longo de um ano, somando investimento de R$ 450 mil. As inscrições estendem-se até 15 de maio. Os finalistas serão conhecidos em 31 de maio.
Depois de algumas etapas de preparação e apresentação formal dos projetos, os escolhidos assinarão contrato em 1º de agosto com duração de 12 meses. Em comunicado ao mercado, Fernando Sigal, sócio-diretor do Grupo Reserva, ressalta que o desafio de inovação proposto faz parte da estratégia da empresa de no longo prazo se tornar uma “referência no segmento têxtil quando falamos em tendências e uso da mais alta tecnologia”.
A Reserva começou como marca masculina, tendo aberto a primeira loja de varejo em 2006. Ao longo do tempo incluiu as marcas infantil Reserva Mini, a feminina Eva, a Ahlma e o casual maduro e básico de alta qualidade da Oficina. Em julho de 2018, lançou a RSV+, cápsula pela qual desenvolve mensalmente parcerias com marcas brasileiras e internacionais, não necessariamente de moda.
Atualmente conta com 70 lojas próprias e 22 franquias, sendo comercializada também por uma rede com cerca de 1,5 mil multimarcas.