Serglez planta 85 mil mudas de eucalipto

Com a plantação, que ocupa área de 50 hectares, a empresa acredita que será auto-suficiente em madeira para alimentar caldeiras a partir de 2010

Em busca de diminuir os impactos negativos ao meio ambiente, a confecção Serglez decidiu investir no plantio de árvores de modo que, em dois anos, a empresa será auto-suficiente em madeira para alimentar as caldeiras por dez anos. Atualmente, a Serglez compra a lenha usada nas caldeiras. A partir de 2010, entretanto, as 85 mil mudas de eucalipto plantadas no ano passado em 50 hectares – o equivalente a 500 mil metros quadrados – estarão prontas para o corte.

O projeto de reflorestamento não é uma iniciativa isolada da empresa. “Já fazemos o tratamento e o reúso da água há cerca de dez anos. Parte dessa água, hoje, é reutilizada em algumas atividades da nossa fábrica, sendo o restante doado para a prefeitura de Olímpia (cidade do interior de São Paulo, onde fica a empresa). O objetivo, agora, é captar a água das chuvas e alcançar a auto-suficiência em matriz energética”, conta Sérgio Glez, proprietário da Serglez. O empresário acrescenta que, no início do próximo ano, um reservatório para 2 milhões de litros será construído, num investimento aproximado de R$ 350 mil.

Modernização

 

Na área de produçao, a Serglez vem investindo na modernização do parque. Na última semana, a empresa desembolsou cerca de R$ 100 mil na compra de novas máquinas de costura, que vão substituir as antigas. “Hoje, o cliente procura lugares onde possa fazer todos os seus trabalhos de uma só vez e é isso o que procuramos oferecer. Nosso maquinário é trocado e novos investimentos são feitos de acordo com o que nossos clientes demandam”, diz Glez.

 

A Serglez trabalha no modelo de private label desde 1997, contando com serviços de corte, costura, lavanderia, acabamentos, bordados e estamparia. No mercado desde 1976 com a marca própria Serglez, hoje, a empresa controla mais duas marcas. Com cinco clientes de PL, todos do ramo de surfwear, mais as próprias marcas, a Serglez produz de ponta a ponta 35 mil peças por mês.

 

“Da última coleção pra cá decidimos apostar no xadrez, feito em tecidos planos, que representa 10% da nossa produção”, observa o empresário. Dentro da fábrica, localizada em Olímpia, trabalham 250 funcionários. A empresa também presta serviços de lavanderia, totalizando 80 mil peças beneficiadas mensalmente.

 

Hoje, a confecção conta com três marcas próprias: Serglez, linha básica para homens e mulheres; Guinness, para o público feminino com peças diferenciadas; e Glez, marca de surfwear. Todas são vendidas nas duas lojas próprias da empresa – uma no bairro do Brás, em São Paulo, e outra na cidade de Olímpia.

fotos: divulgação