A Meraki foi criada para concorrer no continente com redes como Primark, Zara e H&M
A Amazon lançou uma marca própria de roupas na Europa, a Meraki, para ganhar mercado no continente, concorrendo com gigantes como as bandeiras da Inditex, a H&M e a Primark. A moda é uma das categorias que mais vendas gera na Amazon, tanto que no ano passado lançou nos Estados Unidos a marca Find, de streetstyle para homens e mulheres; depois a Truth & Fable, de vestidos para ocasiões especiais; e a Iris & Lilly, de lingerie e roupões.
Criou ainda um programa, o Prime Wardrobe, para fidelizar clientes. Aqueles que compram três ou mais peças, recebem da companhia uma caixa com 12 peças de roupa das marcas próprias que podem experimentar durante uma semana, com a opção de devolver as que não queiram comprar, sem custos adicionais. Focada nos clientes mais jovens, a marca Wardrobe ainda não chegou ao mercado europeu.
Nos Estados Unidos, a Amazon já é um dos varejistas online de têxtil e calçados mais relevantes, detendo 35% do mercado. A estratégia agora, segundo a companhia, é ampliar presença na Europa, onde tem menos de 8%. Com moda masculina e feminina, a Meraki tem peças com preços entre 15 a 70 euros, comercializando camisetas, jeans e casacos, sempre em cores neutras como branco, marinho, cáqui, bege e preto.