Objetivo da marca de surfwear é implantar o sistema digital, que permite auto-atendimento, em toda a rede de varejo até o final de 2013.
A Billabong pretende implantar o conceito de loja inteligente em toda sua rede de varejo no Brasil até o final de 2013 que, hoje, soma 16 unidades. Até agora, o sistema opera em duas lojas – a do Shopping Jundiaí e do Shopping Iguatemi Alphaville, ambos em cidades paulistas. O próximo passo são as lojas Billabong da rua Oscar Freire e do Morumbi Shopping, na capital de São Paulo, até o primeiro semestre de 2013. A infra-estrutura por trás da loja inteligente é complexa, mas, do ponto de vista do consumidor a ponta mais visível são as etiquetas com chip RFID (Radio Frequency Identification) embutido.
Como esses chips estão interligados a televisores e iPads espalhados pela loja, o consumidor pode verificar detalhes sobre a peça escolhida. Pela tela dos equipamentos, é possível acessa lookbooks da marca, vídeos sobre o produto, opções de peças para combinar, tirar foto com o modelo e compartilhar pelas redes sociais pedindo opinião de quem está longe, calcular o valor da compra e comprar sem passar pelo caixa tradicional.
Recentemente a marca de sport e surfwear lançou o verão 2013 inspirado no universo surfista para as 16 lojas de varejo, a maioria franquia, e 1.400 pontos de multimarcas nacionais. Para a implantação do projeto, a Billabong mantém parceria com a Vip-Systems Informática, que desenvolveu o sistema, e com a RR, fornecedora das etiquetas. Além da interatividade com o cliente, o uso de etiquetas inteligentes permite rastrear produtos, facilitando o controle de estoque das lojas. Segundo a empresa, um dos planos é colocar a etiqueta com chip na etapa de produção, de forma a rastrear os produtos desde a saída da fábrica até o estoque, e depois no ponto-de-venda.
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