Pesquisa da Criteo mostra que 19% das transações foram realizadas em smartphones ou tablets no último trimestre de 2015.
A compra por meio de dispositivos móveis é cada vez mais adotada pelos consumidores brasileiros que usam o comércio eletrônico, segundo a pesquisa Cenário do Mobile Commerce, realizada no último trimestre de 2015 pela Criteo, empresa especializada em publicidade digital. O estudo mostra que 19% das transações no e-commerce no país foram realizadas usando smartphones ou tablets, sendo que os celulares continuam os preferidos, respondendo por 81% do total das compras feitas a partir de dispositivos móveis.
Outro fenômeno crescente confirmado pelo estudo da Criteo foi a utilização de múltiplos dispositivos de compra. A compra em mais de um canal alcançou 52% das transações no e-commerce no Brasil, sendo que, em 19% dos casos, o consumidor utilizou algum equipamento móvel. A empresa descobriu também que em 52% das transações concluídas em desktops o cliente visitou o site do varejista em pelo menos um outro equipamento antes de finalizar a compra. Com 54%, os tablets atingiram o maior índice entre os usuários que acessaram outras telas até fechar o pedido. Outra constatação da pesquisa é que os varejistas que disponibilizam apps para compras alcançaram 286% mais visualizações de produtos do que os que oferecem apenas sites mobile, alcançando índice 90% maior de pedidos.
Segundo o balanço financeiro do Mercado Livre, um dos maiores marketplaces de comércio eletrônico do Brasil, as transações com dispositivos móveis representaram 33% do total das vendas realizadas no ano passado. Em 2015, 128,4 milhões de itens foram vendidos no Mercado Livre que registrou um crescimento de 27% sobre 2014.
Os números globais do estudo da Criteo também indicam uma forte tendência no uso de dispositivos móveis no comércio eletrônico mundial. A Criteo analisou 1,4 bilhão de transações online e descobriu que quatro em 10 dez compras foram realizadas utilizando múltiplos equipamentos, sendo que um terço foram concluídas em um equipamento móvel. A empresa destaca que a massificação do comércio eletrônico móvel está aumentando o desejo dos consumidores por experiências mais personalizadas. No quarto trimestre de 2015, as transações móveis globais registraram crescimento de 15% sobre 2014, atingindo 30% de todas as compras no e-commerce.