Startup vende serviço pela internet para criação das etiquetas obrigatórias seguindo as normas técnicas brasileiras para o setor têxtil e de vestuário.
Com base na experiência das duas sócias da empresa com consultoria em normatização técnica, inovação e sustentabilidade nas áreas têxtil e de confecção de vestuário, a Etiqueta Certa acaba de chegar ao mercado com o lançamento de um serviço de geração online de etiquetas obrigatórias, aquelas com dados de composição, do fabricante, de conservação, entre outras exigidas pela legislação brasileira. Intuitivo, o sistema propõe descomplicar a rotina das empresas em torno de um item de produção cheio de detalhes a cumprir.
“Em nosso trabalho víamos que mesmo com orientação, algumas empresas cometiam erros”, conta Karine Liotino que junto com Mariana Amaral desde maio do ano passado vem se dedicando ao desenvolvimento do serviço online, que até onde sabe não existe similar. Ela conta que erros na etiquetação obrigatória são comuns e passíveis de multas, algumas podendo chegar a R$ 1,5 milhão, valor que poderia inviabilizar uma empresa pequena.
COMO FUNCIONA
O sistema permite que o usuário desenvolva a etiqueta seguindo sete etapas: dados da empresa; tamanhos; partes dos produtos; composição; conservação; layout; e geração do arquivo para imprimir a etiqueta. Segundo Karine, o processo não leva mais que cinco minutos. “O sistema é programado para desenvolver a etiqueta da forma que a regulamentação exige. Se esquecer algo, o sistema não deixa gerar a etiqueta. Se o usuário quiser colocar a mais, o sistema breca”, explica a diretora.
Mas, o site contém mais recursos, conforme o tipo de assinatura contratado. O usuário pode consultar tabelas e medidas; a equivalência dos tamanhos brasileiros com os de outros países; e as normas da etiquetagem internacional; gerar etiquetas para clientes, no caso de a empresa atuar como PL (private label), entre outros serviços. São três planos, com pagamento mensal, todos contratados a partir do próprio site: o Básico, que cobra R$ 59,90; o Mais Popular (R$ 99,90); e o Premium (R$199,90). Tem ainda a opção do Plano Customizado, no qual o cliente contrata a Etiqueta Certa para fazer tudo.
ETIQUETAS DE EXPORTAÇÂO
De acordo com Karine, o serviço é atualizado para acompanhar as mudanças de legislação. Por enquanto opera em português e atende apenas as normas brasileiras. Está nos planos da empresa lançar até o final do ano a opção de gerar etiquetas no idioma do país de destino e em acordo com a legislação do país de destino. “A idéia é se for o mesmo produto vendido no Brasil, a empresa vai conseguir gerar a etiqueta em vários idiomas e seguindo a legislação de cada um, a partir de uma entrada única de dados”, antecipa Karine.
Em princípio, o mercado de atuação é vasto. Podem ser confecções de roupas; fiação, tecelagem, malharia, acessórios, roupa de cama mesa e banho, além de grandes varejistas de moda, explica a diretora. As duas sócias trabalham com a meta de conquistar mil clientes no primeiro ano de operação.