Entrega faz o sucesso do comércio eletrônico

Pesquisa revela que em torno de 60% dos consumidores baseiam suas decisões nas opções de delivery oferecidas.

Uma pesquisa da Accenture revela que a adoção de parceiros de entrega adequados e um website de fácil navegação, com opções variadas de entrega, são fatores críticos para o sucesso das lojas virtuais. Quase dois terços dos consumidores digitalmente ativos afirmam que baseiam suas decisões de compra nas opções de entrega. O estudo ainda mostra que, quando o processo de compra é complicado, os clientes frequentemente abandonam seus carrinhos antes que os pedidos sejam enviados.

O estudo chamado Differentiating Delivery: How to Win the eCommerce Battle (Diferenciação na entrega: como vencer na batalha do comércio eletrônico) revela um mercado de entrega cada vez mais competitivo devido ao crescimento contínuo das compras online, e identifica estratégias para ajudar as empresas e companhias de transporte a reter e ganhar participação nesse mercado. Entre as principais conclusões identificadas pelo estudo da Accenture está o fato de que as organizações precisam fazer das opções eficazes e confiáveis de entrega uma prioridade para se manterem competitivas.

Os resultados são baseados em uma pesquisa realizada com mais de 1,1 mil empresas de pequeno e médio porte, em dez países, incluindo o Brasil, em cinco continentes.

VENDAS EM ALTA
Os varejistas eletrônicos, ou varejistas online, foram quase unânimes em prever crescimento das vendas em pelo menos 2% em todo o mundo, com quase metade (46%) dos entrevistados projetando crescimento das vendas anuais em dois dígitos. No Brasil, 47% dos varejistas eletrônicos projetam crescimento entre 11% e 20%, e 6% dos varejistas eletrônicos brasileiros pesquisados esperam ver um crescimento acima de 20%.

O estudo constatou também que 90% das lojas virtuais brasileiras estão planejando investimentos para expandir as atividades de comércio eletrônico ao longo dos próximos 12 meses, número ligeiramente maior que a média global, que foi de 86%. De acordo com o Relatório de Varejo Eletrônico Mundial de 2015, da eMarketer, o comércio online será responsável por 7,3% do total do mercado de varejo de 2016 em todo o mundo – um aumento de 25% em relação a 2014, aumentando de forma significativa para 12,4% até 2019.

REFLEXOS DA LOGÍSTICA
A entrega impacta todas as fases do processo de compra do consumidor, aumentando a pressão sobre os varejistas para fornecerem um processo online perfeito para comprar e devolver produtos. O estudo mostrou que 66% dos consumidores escolheram uma loja virtual com base no número de opções de entrega e 76% analisaram a política de devolução do varejista antes de completar um pedido.

Entre as empresas brasileiras que têm comércio eletrônico, 20% disseram que usam, pelo menos, três prestadores de transporte de remessas para garantir o melhor preço e mitigar o risco de remessas perdidas ou atraso na entrega, que pode ser o resultado da dependência de um único fornecedor, em comparação com 26% em todo o mundo. Mas 70% das empresas brasileiras de pequeno porte que atuam no comércio eletrônico usam um único provedor de transporte, o mais alto índice de todos os países pesquisados.

Apesar da possibilidade de uma única transportadora prestar todos os serviços necessários, a maioria dos varejistas eletrônicos (79%) ainda assim prefere trabalhar com vários fornecedores.

Mesmo que a esmagadora maioria (83%) das empresas pesquisadas globalmente relatem estar satisfeitas com seu principal provedor de transporte, o estudo constatou que muitos varejistas eletrônicos estão se voltando para marketplaces como Mercado Livre, Dafiti e Americanas.com para atingir mais consumidores e aumentar as receitas, pressionando a concorrência em um segmento já saturado.

O estudo indica que para se manterem competitivas em um mercado de comércio eletrônico global em rápida transformação, as empresas de entrega e as organizações postais também terão que transformar seu negócio com foco na qualidade e satisfação do cliente.

METODOLOGIA
O estudo baseou-se em pesquisa com 1,1 mil empresas com até 500 funcionários e receita global de vendas online menor que US$ 500 milhões ou superior a 20% de sua receita total. Todas as empresas pesquisadas vendem mercadorias que exigem a entrega física para os clientes. A pesquisa online foi concluída para a Accenture pela McGuire Research em dez países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.