Fabricante japonês oferece dois modelos de impressoras industriais para o mercado brasileiro, um para peças personalizadas e outro para grandes volumes.
De olho em um mercado que cresce dois dígitos por ano no Brasil, a Epson aposta no segmento têxtil com a oferta de impressoras para grandes formatos com tecnologia de transferência de tinta por sublimação. A empresa iniciou a importação da F-6070 para tecidos com largura de 1,10 metro, voltada para moda praia, camisetas e peças personalizadas. Outro modelo é o F-7070 para tecidos com largura de 1,60 metro, destinados a grandes volumes e a alta costura.
A tecnologia de sublimação imprime inicialmente no papel e, só depois, o desenho é transferido para o tecido por pressão térmica em prensas ou calandras. “Um dos diferenciais é que a Epson projeta e fabrica a tinta e a cabeça de impressão dos sistemas, garantindo a qualidade e o suporte ao cliente”, afirma Evelin Wanke, especialista de produtos da subsidiária brasileira.
Os equipamentos substituem a impressão analógica feita em off set ou serigrafia que exige suprimentos para cada peça, aumentando o custo unitário. A impressão digital permite produzir peças únicas ou em grandes volumes, com menor custo assegura a executiva. “Hoje, a produção digital responde apenas por 3% das peças na indústria têxtil no Brasil, por isso, temos muito espaço para crescer”, afirma Evelin.
Desde o lançamento, em julho do ano passado, a empresa já instalou 550 impressoras no país. A linha de grandes formatos, segundo a executiva, representa apenas 10% do faturamento da Epson no país e a previsão é que alcance 25% em dois anos, puxado principalmente pelo mercado têxtil. A F-7070 custa R$ 58 mil e a F-6070 tem preço promocional de R$ 32 mil. Para incentivar a compra, a Epson oferece 25% de desconto na troca de modelos antigos pela nova F-6070. Os produtos têm um ano de garantia onsite; mas, conforme o cliente vai adquirindo suprimentos originais, acumula pontos que podem ser trocados por mais tempo de garantia.