Epson leva estilistas à Semana de Moda de Nova York

Dois alunos do Istituto Europeo di Design disputam uma vaga para expor suas criações desenvolvidas usando o processo de sublimação digital.

A Epson está promovendo o Digital Culture Project no qual um estilista de cada país é escolhido para fazer uma coleção usando sublimação digital e que será desfilada em um evento que acontece em paralelo à Semana de Moda de Nova York, nos Estados Unidos. Dois alunos brasileiros do Istituto Europeo di Design, Alan Primo e Mariana Morrell, concorrem a uma vaga para expor suas criações em fevereiro de 2015. Junto com o estudante vencedor do IED, outros dez participantes de diferentes países irão mostrar as peças desenvolvidas usando o processo de sublimação digital, pelo qual a estamparia é produzida em uma impressora Epson SureColor série F.

Os critérios de avaliação envolvem a qualidade de aplicação da estampa na sublimação, a criatividade e inovação. O IED é uma rede internacional de ensino e pesquisa em design, moda, comunicação visual e negócios, com sedes em onze cidades, de três países: Itália (Milão, Roma, Turim, Veneza, Florença, Cagliari e Como), Espanha (Madri e Barcelona) e no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro). Possui também dois escritórios de representação na China.

A candidata Mariana Morell desenvolveu a coleção Brazilian Caipirinha, uma proposta de roupas unissex e multifuncionais, criadas para serem confortáveis e fáceis de vestir. Todas as peças desmontam e se tornam outras peças, como jaquetas que viram mochilas ou cachecóis; calças que se tornam moletons, entre outras propostas.

Inspirado pelas Jóias de Crioula, Alan Primo dedicou-se a reeditar a riqueza de detalhes e o uso de referências, como ouro e jóias, encontrados na cultura afrodescendente para o projeto de estamparia aplicado sobre peças funcionais e esportivas.

GALERIA DE FOTOS

 


  • Foto 1
  • Foto 2