Relatório da Social Miner reúne dados sobre o comportamento de consumo online ao longo de 2018 no Brasil
Pela primeira vez, a Social Miner elabora um relatório reunindo dados sobre o comportamento de consumidores que fazem compras pela web. Em 2018, Moda, que inclui roupas, calçados e acessórios, mas não artigos de cuidados com o corpo, é a segunda categoria com mais participação nas vendas no período. Responde por 17,89% do total, perdendo apenas para itens de Beleza e Saúde, como perfumes, maquiagem e remédios (35,78%). As mulheres foram as que mais compraram artigos de Moda no ano passado, respondendo por 89% dos pedidos, identificou o levantamento.
O preço médio pago por produto em Moda foi de R$ 359,93. O ticket médio da categoria registrou valor um pouco menor: R$ 319,60, ficando abaixo do ticket médio geral de R$ 378,45. Entre outros aspectos destacados, o relatório mostra que Moda é o terceiro segmento com mais compras realizadas pelo consumidor usando equipamentos móveis (37,41%), como celulares, tablets ou notebooks, ainda que prevaleçam as transações finalizadas em desktop (62,59%) na categoria.
Empresa especializada em marketing dirigido a engajar e converter consumidores online por meio de campanhas personalizadas contratadas por empresas como Natura, Brastemp, Avon, Nike e Gafisa, a Social Miner destaca no relatório dois volumes de faturamento projetados para o ecommerce brasileiro em 2018. Um da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) que estima aumento de 15% nos negócios sobre 2017, para alcançar vendas avaliadas em R$ 69 bilhões. Cita ainda a projeção do relatório WebShoppers, da eBit/Nielsen, que previu faturamento de R$ 53,4 bilhões em 2018, que representaria crescimento de 12% sobre 2017.
“Identificamos que o segundo semestre de 2018 concentrou os maiores picos de acessos nos sites analisados, sendo que, sozinha, a Black Friday representou 1,88% do volume total de visitas do ano”, aponta o relatório da Social Miner. Segundo a empresa, esse volume corresponde a 6,5 vezes acima que o registrado em 15 de março, quando se comemora o Dia do Consumidor, considerado a segunda data comercial de maior representatividade no tráfego online. Por isso, a empresa recomenda que os ecommerces comecem a já elaborar estratégias de campanha para capitalizar a data como fazem no Dia das Mães ou no Dia dos Namorados.