National Retail Federation Show, evento realizado neste mês em Nova York, aponta a Internet das Coisas, entrega flexível e digitalização das lojas como tendências para 2016.
O National Retail Federation Show 2016, evento de varejo realizado de 17 a 20 de janeiro, em Nova York, nos Estados Unidos, apontou caminhos e tendências para o segmento, com destaque para as mudanças nos canais de vendas. Segundo a provedora de tecnologia Avanade, o futuro das compras está na criação de experiências significativas, principalmente a partir de omnichannels que unificam os canais online e offline das empresas.
Para melhorar a experiência do consumidor nas lojas, a Avanade ressalta a importância de se diferenciar no mercado a partir de oportunidades como a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que permitirá que o cliente faça suas compras tanto em casa, online, quanto nos pontos físicos, sem diferenças na experiência, e com entrega flexível. Outra iniciativa destacada pela provedora é a digitalização das lojas com o engajamento dos funcionários, mediante aplicações personalizadas para que os clientes tenham mais informações sobre os produtos.
De acordo com a consultoria McKinsey, o mundo do varejo hoje ainda está bem dividido, com operações online ou off-line completamente independentes, e poucos são omnichannel. Ou seja, ainda há muito espaço para os varejistas experimentarem e criarem experiências significativas para os seus clientes nesse ambiente. Ainda segundo pesquisa realizada pela McKinsey, 28% dos entrevistados entre 18 e 24 anos compram online, enquanto apenas 10% dos entrevistados entre 46 e 65 anos fazem o mesmo, apontando que os varejistas devem focar nos canais certos para cada grupo.
Durante o National Retail Federation Show 2016, um grupo de empresas lideradas pela BT (British Telecom) anunciou a criação da Acuitas Digital Alliance, com foco na digitalização da cadeia de suprimentos. Fazem parte da iniciativa Intel, NexGen Packaging, RetailNext e Sato Global Solutions, além da BT.