Implantação de novo sistema permitiu uma economia de 15% de energia e entre 25% e 35% de água.
A necessidade de economia de água e energia está fazendo com que as lavanderias melhorem seus processos para não desperdiçar recursos. A paranaense Cinco Estrelas implantou um sistema de automação de máquinas da Multitherm para melhorar a gestão da produção. Um controlador e um software instalados nas máquinas, automatizam os processos de lavagem.
A Cinco Estrelas usava uma receita padrão definida pelo cliente e o operador da máquina programava manualmente os tempos e colocava os produtos químicos. “Com o sistema foi possível automatizar os processos de entrada de produtos químicos e os tempos, com ganho de produtividade e mitigação de erros. Tivemos também um grande ganho com o tingimento”, afirma Paulo Alexandre Faria, engenheiro de produto da Cinco Estrelas. De acordo com o executivo, o sistema permitiu uma economia de 15% de energia e entre 25% e 35% de água e 30% de vapor. “O tempo de processamento das peças caiu entre 15% e 20%”, conta Faria. A empresa processa um volume de 550 mil peças por mês.
O sistema envia automaticamente as instruções da receita para a máquina e o operador aprova a programação. Com a captura das informações começam as etapas de banho e introdução de produtos químicos que são dosados automaticamente, assim como o aquecimento necessário. “Todas as 13 máquinas da Cinco Estrelas estão automatizadas, com apenas uma unidade manual no laboratório”, conta Faria.
Outra vantagem da automação, segundo Faria, é facilitar o tratamento dos efluentes, para o controle da água que volta para a natureza. Caso haja uma falha na operação ela é detectada rapidamente. Entre os planos da Cinco Estrelas está ampliar o escopo do sistema de gestão para que integre a produção ao faturamento da empresa. “Também planejamos melhorar os indicadores financeiros para aumentar os controles internos e nos tornarmos mais competitivos”, completa Faria.
AUMENTO DO INTERESSE
A Cinco Estrelas implantou sistemas da Multitherm, empresa de Blumenau (SC), que desenvolveu um sistema de gestão empresarial (ERP) específico para o segmento de lavanderia e tinturaria. Controladores instalados nas máquinas de lavar são integrados ao software para gerir a produção. Segundo Luiz Carlos Oechsler, diretor comercial da Multitherm, a empresa tem uma base instalada de 8 mil controladores em todo o Brasil. “O interesse tem aumentado devido a necessidade de cortar custos e economizar recursos como água e energia”, afirma o executivo. Conforme o modelo de controlador, os sistemas da Multitherm custam a partir de R$ 2 mil.