Com essa incorporação, a varejista entraria com força em novo segmento de mercado, o de vestuário, com o portfólio da Zattini
O mercado online de moda terá um concorrente de bastante peso com que se preocupar. Na segunda-feira, 29 de abril, o Magazine Luiza anunciou ter firmado acordo para adquirir integralmente a Netshoes. Ofereceu US$ 62 milhões pela plataforma de ecommerce, mais conhecida pela linha de artigos esportivos, e que em 2014 lançou a Zattini para a área de moda. O acordo depende de aprovação pelos acionistas e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a agência antitruste brasileira.
Pela negociação, o Magazine Luiza vai incorporar a Netshoes como subsidiária integral. A plataforma de ecommerce estava em crise. Em 2018, já havia se desfeito da operação no México e na sexta-feira, 26 de abril, comunicou a venda dos ativos da subsidiária Argentina para o fundo de investimentos de lá BT8. O fundo argentino terá licença para durante 18 meses usar na Argentina a marca e sistema de comércio eletrônico da empresa brasileira, informa comunicado ao mercado da Netshoes.
Maior marketplace do Brasil, o Netshoes apresentou receita líquida de R$ 1,8 bilhão em 2018, mas acumulou prejuízo de R$ 332 milhões. Além da Zattini, também detém a marca Shoestock , comprada em 2016 para ser incorporada ao portfólio do ecommerce de moda.
O Magazine Luiza fechou 2018 com aumento de lucro de 53,6% sobre 2017, acumulando ganho de R$ 597 milhões. A receita líquida totalizou R$ 15,5 bilhões, que corresponde a crescimento de 30,1% em relação ao ano anterior. As vendas do ecommerce foram destaque do relatório de desempenho. Em 2018, subiram 35,7% para R$ 7 bilhões.
A receita de ecommerce da companhia combina as vendas pelo canal online com produtos tradicionalmente vendidos pela rede própria e o marketplace da empresa, que funciona como um shopping virtual ocupado por diferentes lojistas.