Primeira fase do projeto desenvolvido em conjunto com a operadora de telecomunicações Vodafone vai incluir as lojas principais da varejista espanhola
No mercado internacional, a IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas) vem avançando. O projeto mais recente envolvendo a tecnologia, anunciado esta semana, é o da Mango que decidiu investir na adoção de provadores digitais, que inicialmente serão instalados em algumas das lojas, as maiores, da varejista espanhola, especializada em fast fashion. A base do sistema é o espelho com funções digitais, criado pela Mango, e desenvolvido pela divisão de IoT da operadora de telecomunicações Vodafone em conjunto com a também espanhola Jogo Tech, que já comercializa sua própria versão de provador virtual, informa comunicado das empresas ao mercado.
Instalado dentro do provador físico, o espelho é acionado quando o cliente passa por um leitor a etiqueta da roupa que quer experimentar. Pelo sistema, o consumidor pode se conectar com um funcionário da loja para pedir diferentes cores e tamanhos. “O espelho também irá sugerir outras peças de roupa para complementar a primeira escolha do cliente”, explica o comunicado. Esses provadores adaptados com o espelho digital são encarados pela Mango como mais um passo para a transformação digital das lojas da rede, aproximando a experiência de compras real com a conveniência digital.
Dentro dos negócios da Mango, o e-commerce tem avançado. A meta da varejista é que 20% do faturamento sejam sustentados pelas vendas na loja virtual até 2020. A forma de compra pela internet também tem migrado para os dispositivos móveis entre a clientela da varejista. Segundo a Mango, no Natal de 2017, 52% do total das compras online foram fechadas via smartphones, ultrapassando os 44% de 2016. Atualmente, a Mango conta com cerca de 2,2 mil lojas em 111 países.