Avaliação do fluxo de consumidores entre as dez portas do empreendimento vai permitir ações de marketing e direcionamento de equipes operacionais.
Para ter mais informações sobre o fluxo de consumidores, o shopping atacadista Mega Moda Shopping, de Goiânia (GO), implantou em suas dez portas de entrada um sistema de contagem de pessoas, com tecnologia da paulistana Seed. São dez equipamentos, controlados por rádio, que fazem a contagem do número de clientes por dia e por hora, permitindo dados sobre o fluxo dentro do empreendimento. Os contadores foram implantados em abril, registrando picos de até 50 mil pessoas por dia, totalizando 500 mil visitantes em um mês.
Segundo Chrystiano Camara, superintendente do Mega Moda Shopping, a iniciativa, que recebeu investimentos de R$ 100 mil, dá instrumentos à diretoria do centro comercial para avaliar o movimento de cada uma das entradas por hora e dirigir ações de marketing, incentivando o deslocamento em determinados setores. “O sistema permite análises sobre a entrada de pessoas, fazendo médias por horários, dias da semana e meses. Se em determinados períodos do ano tenho maior fluxo de pessoas, é necessário reforçar, por exemplo, as equipes de limpeza e segurança. O sistema permite ações pontuais a partir de dados concretos”, ressalta Camara.
A quantificação de consumidores no shopping também permite que a administração implante ações de marketing direcionadas. “Um baner em uma porta com maior movimento custa mais do que em outro local do shopping”, exemplifica o executivo. O sistema vai permitir também que a administração faça comparativos de fluxo por períodos do ano, monitorando horários de pico e esvaziamento, direcionando recursos de forma mais assertiva. “O maior fluxo se dá de sexta-feira a sábado, quando várias pessoas vêm de outros estados e do interior e gastam entre R$ 3 mil a R$ 5 mil”, diz Camara.
Em abril de 2016, segundo o executivo, será possível avaliar os ritmos de entrada no shopping com dados concretos sobre aumento ou queda na entrada de pessoas em comparação a 2015. “Como somos um shopping de atacado, não sofremos queda nas vendas, pois muitos consumidores migraram de outros centros de compras tradicionais e passaram a frequentar nossas lojas”, completa Camara. O Mega Moda Shopping conta com 1,3 mil lojas e um hotel inaugurado em março, recebendo em torno de 50 ônibus por semana.