Lojas do complexo atacadista de Goiânia (GO) vão dispor de comércio eletrônico para ampliar negócios.
O atacado tem seguido a tendência das lojas de varejo ofertando produtos por comércio eletrônico. Com esse propósito, o Mega Moda Shopping, de Goiânia (GO), abriu um marketplace virtual que em uma primeira fase reuniu 15 marcas. A meta é contar com cem a 200 lojas em dois anos, informa Agenor Braga, diretor da holding Martins Ribeiro da qual faz parte o centro atacadista. “A idéia é diminuir a distância entre o lojista e os compradores, atraindo atacadistas de todo o Brasil, mas principalmente ampliar sua relação comercial com as regiões norte, nordeste e sul”, afirma o executivo.
O marketplace será um complemento das vendas nas lojas físicas com o conceito de multicanalidade, a partir da qual o lojista pode encomendar os produtos pelo site e retirar no shopping ou receber por frete. Nesta fase piloto, o Mega Moda auxilia as marcas a produzirem fotos para o marketplace, mas a intenção é que com o tempo cada marca se responsabilize por essa produção. O shopping virtual administra a forma de pagamento e faz a gestão do pedido, com a entrega ficando a cargo da marca. “Constatamos que a maioria das marcas instaladas no Mega Moda não tinha comércio eletrônico e se comunicava com os clientes principalmente por WhatsApp e Facebook. O marketplace vem para tornar essa comunicação muito mais direta”, explica Braga.
Na plataforma, o cliente atacadista escolhe as peças de interesse, faz um cadastro e será informado sobre a quantidade mínima de peças que precisa adquirir, valores, condições de pagamento, frete e tempo de entrega. O lojista pode navegar por diversos produtos oferecidos no site ou entrar diretamente no espaço da marca de seu interesse.
A experiência com o comércio eletrônico do grupo Martins Ribeiro, segundo Braga, vem da rede de varejo Novo Mundo, que integra a holding, com mais de cem lojas físicas e oferta de produtos de moda e eletrodomésticos por meio de site próprio.
O Mega Moda Shopping, inaugurado em 2011, recebeu no ano passado 7 milhões de clientes e conta com 1,3 mil lojas nos segmentos modinha, fitness, moda íntima, moda praia, infanto-juvenil e acessórios. Conta com hotel – o Soft Inn Mega Moda, com 270 apartamentos, se localiza próximo ao aeroporto e conta com mais de 700 vagas para carros e outras 60 para ônibus.