Segundo o IDC, de janeiro a março deste ano foram distribuídos ao varejo mundial 11,4 milhões de unidades de relógios e de pulseiras conectadas.
O mercado de dispositivos vestíveis, ou wearable devices, está crescendo em todo o mundo, de acordo com pesquisa realizada pelo IDC. De janeiro a março deste ano, foram distribuídos ao varejo mundial 11,4 milhões de unidades de relógios e de pulseiras conectadas. Esse volume representa crescimento de 200% em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram comercializados 3,8 milhões de dispositivos.
A líder do mercado é a Fitbit, fabricante norte-americano especializado em pulseiras que medem atividades físicas e que promete abrir capital neste semestre, com expectativa de levantar US$ 478 milhões na Bolsa de Nova York. A Fitbit foi responsável pela distribuição de 3,9 milhões de wearable devices no primeiro trimestre, respondendo por 34,2% do mercado total.
Outra que atua nesse mercado é a chinesa Xiaomi que acaba de desembarcar no Brasil para a venda de smartphones e também da pulseira Mi Band. A empresa, que entrou nesse mercado neste ano, distribuiu sozinha 2,8 milhões de pulseiras entre janeiro e março de 2015, com 24,6% de participação no mercado.
Garmin, Samsung e Jawbone completam a lista dos cinco principais players mundiais, com 700 mil, 600 mil e 500 mil unidades de seus wearables distribuídos ao varejo no primeiro trimestre, respectivamente. Segundo o IDC, 40% dos modelos de wearables à venda no mundo custam menos de US$ 100. A chegada do Apple Watch em abril teve impacto no segmento, modificando preços, design e qualidade dos produtos. Os números do IDC se referem ao abastecimento do varejo, não a vendas para os consumidores finais.