Pela primeira vez desde que a e-bit faz a medição, a categoria assume a liderança deixando para trás produtos tradicionais como eletroeletrônicos.
Em número de pedidos, a categoria de moda e acessórios respondeu pelo maior volume de produtos vendidos pela internet no primeiro semestre de 2013. É a primeira vez que lidera o ranking da e-bit, desde que a empresa começou a fazer a medição em 2000. O avanço da categoria já fora detectado no ano passado pela pesquisa, quando ocupou o segundo lugar, perdendo apenas para eletrodomésticos. Produtos como roupas e calçados movimentaram 4,9 milhões de pedidos, que equivalem a 13,7% das compras virtuais – 35,54 milhões de pedidos.
Em seguida, estão os eletrodomésticos, com 12,3% do total de pedidos, acompanhados de perto pela categoria que reúne cosméticos e perfumaria/cuidados pessoais/saúde. Sobre a participação de roupas e acessórios nos R$ 12,7 bilhões negociados no primeiro semestre, a e-bit não informa dados. O relatório aponta apenas que o ticket médio do período foi de R$ 359,49. Consultada sobre valor médio das compras na categoria, a empresa emitiu comunicado afirmando: “se compararmos com outras categorias como eletrodomésticos e informática, que têm produtos de maior valor agregado, certamente seu tíquete médio é menor”.
A pesquisa também acompanha a variação de preços pelo índice Fipe/Buscapé, que mostrou queda de 11,3% nos preços dos itens da categoria moda e acessórios comercializados pela internet entre maio de 2013 e maio de 2012.