Nova coleção de verão 2026 incorpora a tecnologia que conecta peça e consumidor por smartphone.

Marca gaúcha de moda fitness, a Rala Bela adota o uso de etiquetas NFC (Near Field Communication) em sua nova coleção Verão 2026. Com lançamento previsto para setembro, 13 peças da linha Uma Jornada em Movimento — incluindo jaquetas e conjuntos versáteis — incorporam a tecnologia embarcada nas tags das roupas, como forma de incentivar o consumidor a experimentar novas formas de interatividade com a marca.
No Brasil, a marca de moda fitness Rala Bela está entre as primeiras que adota etiquetas NFC. Fora do Brasil, ainda que o uso também não seja massivo, há registro de iniciativas internacionais como da Tommy Hilfiger, que lançou em 2017 uma jaqueta com chip NFC que desbloqueava recompensas exclusivas. A Puma fez uso da tecnologia em edições limitadas de tênis e roupas esportivas, integrando experiências digitais, enquanto a Nike usa a solução com chip para liberar acesso a eventos.
Startups como a Blue Bite e a Avery Dennison têm impulsionado o uso de etiquetas NFC como ferramenta para storytelling, rastreabilidade e autenticação em marcas de luxo e de streetwear.
COMO FUNCIONA
No caso da Rala Bela, ao aproximar um smartphone da etiqueta, o usuário acessa diretamente conteúdos digitais da marca, como bastidores da coleção Verão 2026, cuja campanha foi fotografada no deserto do Atacama no Chile, novidades, informações de produto e vídeos exclusivos, explica a empresa em comunicado à imprensa.
Diferentemente do QR Code, a tecnologia NFC funciona por meio de um chip que fica embutido na etiqueta ou é fixado diretamente no tecido. O chip contém um pequeno circuito e uma antena que permite a comunicação por aproximação com o smartphone, sem necessidade de energia própria — ele é ‘ativado’ pela proximidade com o aparelho celular que deve contar com chip NFC.
foto: divulgação