Brasil é o primeiro país da América do Sul a contar com o Samsung Pay, sistema já introduzido em Coréia do Sul, Estados Unidos, China, Espanha, Cingapura, Austrália e Porto Rico.
Com quatro instituições financeiras como parceiras, a Samsung lançou a semana passada no Brasil o seu sistema de pagamento via celular. O Samsung Pay é uma nova alternativa e, segundo o fabricante coreano, funciona na maioria das maquininhas instaladas no varejo que aceitam cartão de crédito ou de débito e nos terminais PDV. Não é para todo celular. O aplicativo que permite a transação está disponível apenas para aparelhos da Samsung: Galaxy S7, Galaxy S7 edge, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge+, Galaxy S6² e Galaxy S6 edge² no Brasil.
Como primeiro país da América do Sul a contar com o novo sistema de pagamento, o Brasil iniciou a operação com os cartões Mastercard e Visa emitidos por Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (apenas débito), Santander e a bandeira controlada pela Porto Seguro. Para usar o Samsung Pay, o usuário tem que instalar o aplicativo próprio para essa operação.
Em seguida, tem que cadastrar os cartões com os quais pretende trabalhar. Para o pagamento, no lugar da senha pode optar pela impressão digital, que deve ser validada a cada compra, ou pelo PIN (o código gerado especificamente para a compra que está sendo realizada). Segundo a Samsung, basta encostar a parte de trás do smartphone no leitor da maquininha para completar a transação.
Ainda de acordo com a empresa, o sistema funciona com terminais sem fio compatíveis com as tecnologias NFC (Comunicação por Campo de Proximidade), que é mais nova, ou MST (Transmissão Magnética Segura, em inglês), aqueles modelos que têm leitor de tarja magnética. Se a comunicação entre os terminais e o aparelho celular não funcionar, a Samsung recomenda que seja necessária uma atualização do software dos PDVs.