Shein amplia produção de jeans impresso

Shein amplia produção de jeans impresso

Varejista online informa que produziu globalmente 380 mil peças com a tecnologia que adotou.

Shein amplia produção de jeans impresso

De um para o outro, a varejista online Shein amplia quase que o dobro a quantidade de jeans impresso que comercializa. Conforme a plataforma de comércio eletrônico chinesa, ao longo de 2024 produziu globalmente 380 mil peças de jeans sob o método Cool Transfer Denim Printing. O volume representa 90% a mais sobre as 200 mil peças produzidas em 2023, afirma a empresa. A nova tecnologia é empregada na cadeia de produção da companhia desde 2022.

De acordo com informe distribuído à imprensa, ao imprimir o jeans, a indústria deixaria de gastar o equivalente a “10 mil toneladas de água em comparação com métodos tradicionais para a produção de jeans”. Ou algo em torno de 10 milhões de litros de água economizados ao evitar processos realizados em lavanderia e com o tingimento do tecido com corante índigo, explica a empresa.

“A fabricação tradicional de jeans costuma exigir muitos recursos ao consumir, por exemplo, grandes quantidades de água e energia para processos como tingimento, branqueamento e lavagem. Reconhecendo estes desafios, a Shein, em parceria com a NTX, lançou o Cool Transfer Denim Printing e, desde 2022, a empresa já economizou cerca de 19.500 toneladas de água”, diz o comunicado de imprensa da Shein.

IMPRESSÃO DIGITAL

Sobre uma base de tecido branco, o processo Cool Transfer Denim Printing é realizado por meio de uma impressora digital, com tinta reativa para imprimir texturas ou padrões de jeans em um filme de transferência a frio, diz o informe. Isso com a vantagem de realizar a produção sob demanda, permitindo lotes menores dimensionados com base no interesse dos clientes, acrescenta a explicação.

Desde 2018, a rede de fornecedores da Shein amplia o uso de estampas digitais, tendo começado por outros tipos de tecidos planos por impressão digital térmica aplicada no tecido e não diretamente nas peças.

foto: divulgação