Já disponíveis também no mercado brasileiro, os novas opções incluem diversidade de tons em materiais opacos e rígidos e outros similares a borracha.
Lançada no início do ano no Brasil, a impressora 3D Objet500 Connex3 Color, do fabricante norte-americano Stratasys, acaba de receber uma nova gama de suprimentos coloridos flexíveis e rígidos, também disponíveis para o mercado brasileiro. Combinadas, as paletas permitem obter centenas de cores com brilho, translúcidas e opacas em uma única impressão, criando modelos e protótipos mais próximos dos tons do produto final, garante a empresa.
Foram anunciados três conjuntos flexíveis de 72 cores, compostos de materiais opacos e rígidos e também de materiais similares a borracha; e outras três paletas com 68 cores, compostas de variações de materiais parecidos com borracha preta e do mesmo material rígido e opaco. A cartela de cinzas também foi estendida com dois conjuntos, cada um com 45 tons: um em cores firmes e outro com tonalidades translúcidas.
Os suprimentos permitem a criação de produtos médicos, automotivos e de consumo, incluindo vestuário. É possível, segundo a empresa, validar designs e tomar decisões mais rapidamente, reduzindo o ciclo de desenvolvimento de produtos e o “time to market”. No mundo da moda, as impressoras 3D têm produzido roupas com materiais “usáveis”, com a criação de costuras e entrelaçados presentes em muitas peças. Uma das vantagens desse tipo de tecnologia é o fato de as peças já saírem prontas para o uso. A indústria utiliza esse método para a criação de protótipos para visualizar como seria o produto e também para o desenvolvimento de itens exclusivos, permitindo a observação de como seria a peça real no corpo.