Eskala e Piccadilly adotam ERP a fim de integrar processos, melhorar eficiência e sustentar metas de expansão
Duas tradicionais empresas do varejo de moda brasileiro — Eskala e Piccadilly — iniciaram, em 2025, projetos estratégicos de transformação digital ao implantar soluções da SAP para gestão integrada de suas operações. Apesar de atuarem em segmentos diferentes, e com projetos tecnicamente distintos, as empresas convergem em um mesmo ponto. Ambas pretendem usar a tecnologia como alicerce para a estratégia de negócios, de modo a melhorar eficiência operacional, padronizar processos e sustentar o plano de crescimento com mais controle e segurança.
Ambos os projetos também tendem a seguir a movimentação do setor de moda no Brasil em direção à gestão orientada por dados. Nos dois investimentos, a implantação de um ERP (sistema integrado de gestão) funciona como ferramenta administrativa e de digitalização estratégica dos negócios.
EXPANSÃO NA ESKALA

Varejista de moda popular, a Lojas Eskala iniciou a implantação do SAP Business One, um ERP voltado para empresas em crescimento. Conduzido pela Alfa Consultoria, o projeto tem por foco proporcionar maior segurança operacional e agilidade na gestão dos processos internos.
Com 42 lojas localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, a Lojas Eskala integra o ranking Top 300 dos maiores do varejo brasileiro, elaborado pelo IRTT (Instituto Retail Think Tank Brasil). Na categoria de Moda, Calçados e Artigos Esportivos ocupa a 34ª posição, com vendas brutas em 2024 estimadas em R$718 milhões.
A escolha pelo ERP da SAP foi motivada pela necessidade de integrar áreas críticas e preparar a empresa para uma fase de expansão. “Em se tratando do SAP Business One, a solução, desde o início, mostrou aderência ao porte da nossa empresa, e a simplicidade de implementação se tornou a escolha ideal”, declarou por comunicado à imprensa Guilherme Rigonatti, diretor de TI da Eskala. De acordo com o informe, além do ERP, a expectativa é integrar, futuramente, ferramentas como Open to Buy, omnicanalidade e inteligência artificial ao ecossistema digital da empresa.
RECEITA DE R$1 BILHÃO NA PICCADILLY

Uma das maiores fabricantes de calçados femininos do Brasil, com produção de 8 milhões de pares ao ano, a Piccadilly adotou o robusto ERP SAP S/4HANA for Fashion, em parceria com a Ábaco Consulting. A iniciativa faz parte do plano estratégico da companhia para alcançar R$1 bilhão em faturamento até 2028 e ampliar a produção para 12,8 milhões de pares de calçados por ano
Na primeira fase, o sistema será implantado nas três unidades do Rio Grande do Sul (duas fábricas, além da sede com centro de distribuição) e no CD do Espírito Santo. Com isso, a empresa espera a integração no SAP de soluções de negócio utilizadas pela indústria da moda, como a aplicação de inteligência de produção, assim como o sistema omnichannel para atender a camada de varejo, e as tecnologias fiscais. A integração envolverá as áreas de finanças, logística, planejamento, controladoria e vendas.
De acordo com o comunicado, a nova infraestrutura digital da Picaddilly deverá dar suporte a processos específicos da indústria calçadista, como customização e rastreabilidade, além de atender às exigências fiscais e de exportação. Hoje, as vendas externas sustentam 30% da produção da Piccadilly, enviadas para cerca de 100 países.
“Temos como meta uma transformação estrutural que vai além da tecnologia. Queremos criar uma base sólida para tomada de decisões mais ágeis e inteligentes, com dados confiáveis e processos integrados”, declarou em comunicado à imprensa Jefferson de Melo Carvalho Júnior, especialista em processos e projetos da Picadilly.
fotos: divulgação