Neste especial, o GBLjeans identificou 111 marcas com redes em operação no Brasil, a partir das quais monta o ranking considerando quantidade de lojas.
Ao desconsiderar redes de lojas que vendem lingerie, moda praia, artigos esportivos, meias e lojas de times de futebol, o GBLjeans apurou 111 marcas que operam no modelo de franchising. Juntas, essas franquias de roupas agregam 3.543 lojas ou 54,5% do total atribuído pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) à categoria vestuário. Da lista montada pelo GBLjeans, 2.376 correspondem a pontos franqueados e os outros 1.167 representam lojas próprias.
Confira o ranking das 21 maiores franquias em quantidade de lojas, acompanhado de dados sobre nível de investimento exigido, ano de fundação, início da operação de franchising, quantidade de lojas (entre próprias e franqueadas) e faturamento médio previsto. A Hering lidera com folga, controlando 432 lojas (384 delas franqueadas). O mercado de jeans jovem está consolidado entre as cinco primeiras posições, com M.Officer e Colcci. A surpresa desponta com a fluminense Taco Jeans, detentora de uma rede de 102 lojas que coloca a marca em quarto lugar entre as maiores redes do país.