Aumenta lucro da Hering

O inverno ajudou a melhorar as margens do segundo trimestre, apesar da discreta redução em receita na comparação com igual período do ano passado.

Melhorou o desempenho da Cia Hering no segundo trimestre, quando comparado aos últimos dois trimestres. O lucro líquido da companhia cresceu 4,9% sobre o apurado entre abril e junho de 2015, somando ganhos de R$ 61,66 milhões no período. Mas, houve uma pequena redução da receita líquida consolidada, que caiu 0,7% em relação ao segundo trimestre de 2015, registrando R$ 378 milhões no trimestre encerrado em junho.

Embora sem crescimento, os resultados trimestrais indicam que a empresa está no caminho certo, avaliaram representantes da Cia Hering em teleconferência com analistas de mercado. Eles afirmaram que os dias de frio intenso registrados nas regiões sul e sudeste favoreceram os indicadores especialmente porque as temperaturas caíram no período considerado bom de vendas, em junho, de maneira a facilitar a venda dos artigos pesados. “Teve pouca sobra de coleção do inverno para ser remarcada tanto no final de junho, quanto nos meses subseqüentes”, destacaram.

O faturamento sofreu por causa do canal multimarcas que reduziu as compras, assim como continua a diminuir a base de revendedores ativos. A Cia Hering fechou o segundo trimestre com 17.600 multimarcas ante 18.259 que mantinha em igual período de 2015. As vendas para as franquias também caíram, embora em menor intensidade (-4%), aponta o relatório que acompanha o balanço financeiro publicado. As multimarcas que sustentam 45% das vendas da companhia tiveram retração de 9,5%.

DESEMPENHO DAS MARCAS
Das cinco marcas controladas pela holding, apenas a Hering kids teve aumento de receita bruta de 12,7%. As demais marcas tiveram queda de receita. A da rede Hering Store caiu 6,5%; a da PUC retraiu 8,5% nas vendas, mas, a companhia vê melhoras nas coleções, em relação ao primeiro trimestre, que podem refletir em melhor desempenho de vendas nos próximos trimestres. Na Dzarm, transformada em linha apenas de moda feminina, a empresa afirma que ainda encontra dificuldade em compensar a falta de faturamento da linha masculina. Mesmo assim dá prosseguimento ao modelo de expansão da marca no varejo que, no segundo trimestre, permanecia com as mesmas duas lojas desde outubro do ano passado. A Hering for You foi congelada, ficando com três lojas.

TAMANHO DA REDE E PRODUÇÃO
A Cia Hering continua a fazer ajustes em sua rede de lojas, que acabaram reduzindo o tamanho, ficando no segundo trimestre com 12 pontos a menos do que tinha em dezembro. De abril a junho, foram fechadas oito unidades – quatro da Hering Store e quatro da PUC. Em contrapartida inaugurou quatro lojas, sendo três da Hering Store (uma das quais no exterior) uma da Hering Kids.

Ao todo, eram 828 pontos de venda em operação em junho. Do total, 646 Hering Store. A Hering Kids conta 94 unidades de varejo, a PUC com 65, duas da Dzarm e três Hering for You. A produção continua a combinar fabricação própria com terceirizada. A produção da Hering no trimestre foi de 5,52 milhões de peças, queda de 13,5% sobre o segundo trimestre de 2015.

De janeiro a junho, a companhia produziu 10,75 milhões de peças, volume que correspondeu à redução de 13,6% sobre o mesmo período do ano passado, informa o balanço.

INVESTIMENTO E PERSPECTIVAS
Mesmo afirmando que mantém a meta de investir R$ 63 milhões até o final de 2016, a Cia Hering segurou os desembolsos no segundo trimestre, aplicando R$ 4,1 milhões, basicamente para abertura das lojas. Ao longo do primeiro semestre, foram investidos R$ 9,9 milhões. A maior parte dos investimentos ficará, então, para o segundo semestre. “Temos a expectativa de que a economia esteja perto do ponto de inflexão. Isso talvez mais para o final do ano”, observaram os representantes da empresa aos investidores.

Eles se mostram bastante confiantes nos showrooms das coleções de alto verão que tiveram início em agosto. Uma das principais novidades em termos de coleção é o retorno mais forte da companhia aos artigos produzidos em malha, sem diminuição do uso de tecido plano, destacam. “A malha tem potencial de margem maior para a cadeia como um todo”, afirma a empresa.