GBLjeans mostra desempenho no terceiro trimestre de Soma, Inbrands, Restoque e AR&Co.
Tomando por base os balanços financeiros publicados pelas companhias brasileiras de capital aberto, o GBLjeans elabora o raio-X de 4 holdings de roupas no terceiro semestre de 2021. A comparação considera o desempenho da maiores do setor: Grupo Soma; Restoque; Inbrands; além de incluir dados da AR&Co, braço de vestuário da Arezzo&Co.
Como o levantamento do primeiro semestre, o raio-X atual das grandes holdings de roupas considerou cinco indicadores,
recortados das demonstrações financeiras. Contempla receita líquida apurada, resultado líquido no período, número de lojas e vendas digitais (participação percentual e valor) entre junho e setembro.Também engloba o acumulado de nove meses das quatro companhias, que diferem das varejistas de moda por manterem canal adicional de atacado, vendendo também para multimarcas.
Devido ao processo de fusão dos negócios, que só foi concluído em setembro, o balanço do Grupo Soma apresenta resultados que excluem os dados da Cia Hering, tratados à parte. O terceiro trimestre foi o último balanço da Hering como empresa independente.
RECUPERAÇÃO
De junho a setembro, as 4 holdings de roupas – Grupo Soma, Inbrands, Restoque e AR&Co – retomaram as vendas ao patamar de antes da pandemia de covid-19. Algumas experimentaram, inclusive, crescimento expressivo na comparação com 2019.
Das quatro, apenas a Restoque continuou a anotar prejuízo líquido por mais um trimestre, ainda que tenha reduzido as perdas entre junho e setembro.
Em nove meses até setembro, porém, tanto Restoque quanto Inbrands enfrentam prejuízo líquido.
SOMA É O MAIOR GRUPO
Para comparar o desempenho, o GBLjeans montou gráficos que apontam os indicadores. Entre os destaques para conferir no gráfico:
:: Mesmo sem a Cia Hering incorporada, o carioca Soma lidera entre as holdings de moda do país, em receita, lucro e número de lojas em operação
:: No terceiro trimestre, a receita bruta do Soma com vendas digitais somou R$209,5 milhões, praticamente a metade da receita total do grupo. Também é mais que o dobro da receita líquida apurada pela Inbrands.
:: Das quatro holdings de moda, apenas a Inbrands não informa o número de lojas ou o percentual das vendas online.
:: Os resultados do AR&Co foram extraídos do balanço do grupo que informa apenas a receita bruta de cada divisão. As vendas da Reserva sustentam a maior fatia do faturamento do braço de vestuário.
:: Conforme o balanço da Arezzo, a AR&Co contribuiu com receita bruta de R$194,7 milhões no terceiro trimestre. A receita líquida consolidada do grupo no período atingiu R$777,94 milhões, com lucro líquido de R$77,5 milhões.
:: A investidores, a Arezzo & Co informou que vai lançar a linha feminina ampliada da Reserva na coleção do inverno 2022. E em março pretende fazer o lançamento da Schutz Vestuário. “Será a primeira marca do Brasil de calçados e bolsas a migrar para full look”, ressaltou Alexandre Birman, CEO do grupo em teleconferência de resultados.
:: De acordo com o executivo, a empresa enxerga no vestuário feminino “uma nova avenida de crescimento” para a empresa. Até pelo grande potencial de mercado endereçável representado por suas marcas de calçados.
MARCAS
SOMA | 09 marcas (não inclui as da Cia Hering)
Animale; Cris Barros; Fábula; Farm; Farm Global; Foxton; Maria Filó; NV; Off Premium.
RESTOQUE | 07 marcas
Le Lis Blanc; Dudalina; John John; Bo.Bô; Rosa Chá; Estoque Outlet. Além da Individual, vendida apenas por atacado.
INBRANDS | 10 marcas
Ellus; Richards; Selaria Richards; VR Collezioni; VRK; 2nd Floor; Salinas; Bobstore; Herchovitch,Alexandre; Mandi.
AR&CO | 07 marcas
Reserva; Reserva Mini; Oficina Reserva; RservaGo (calçados); Eva; Ink; Baw Clothing.