Segundo a varejista, peças usam tecido feito de sobras de corte e roupas do Movimento ReCiclo.
Como parte da campanha Vista a Mudança, a C&A lança seu primeiro jeans circular. Conforme a varejista, as peças usaram tecido que reaproveitou jeans usados e descartados nos pontos de coleta do Movimento ReCiclo. “Para essa coleção, foram reutilizadas quase
duas toneladas de itens recolhidos por seis meses”, informa comunicado da empresa.O processo circular de produção têxtil incluiu também o aproveitamento das sobras de tecido que normalmente iriam para o descarte.
Lançado em 2017, o Movimento ReCiclo recolhe roupas usadas, que são encaminhadas a instituições parceiras para reúso ou reciclagem. De acordo com a C&A, a iniciativa arrecadou até agora cerca de 130 mil peças jeans, volume que corresponderia a cerca de 33 toneladas.
“Essa quantidade de itens que são reciclados, e consequentemente não acabam em aterros, evita a emissão de aproximadamente 75 toneladas de carbono equivalente na atmosfera, o que representa o mesmo que plantar 470 árvores”, acrescenta a varejista.
C&A LANÇA JEANS SOB DEMANDA
Em outra ação da coleção que classifica de “Mais Sustentável”, a C&A incluiu o jeans sob demanda. Para isso, fez uma seleção de modelagens, como calça, jaqueta e shorts, e três estampas diferentes, de modo que o cliente escolhe a peça e a estampa que quer aplicada.
Dessa forma, diz a varejista, além do jeans personalizado, só produz sob demanda, sem necessidade de fazer estoque da coleção.
A opção de personalizar o jeans está disponível apenas para compras pelo site ou app da rede.
MENOS ÁGUA
Na coleção que integra a “Semana Jeans +Sustentável”, a C&A também destaca as tecnologias empregadas com o objetivo de reduzir o consumo de água no processo de fabricação.
“Por exemplo, o tingimento desta coleção usa 33% menos água do que o processo convencional. Isso equivale a uma economia de 25 copos de água por peça, em média”, ressalta o comunicado da C&A.
Ao empregar o software EIM (Environmental Impact Measuring) da espanhola Jeanologia, a varejista afirma que produziu o jeans da coleção consumindo 65% menos água do que seria empregada no processo convencional.
O software ajuda no cálculo. Mas os resultados dependem do emprego de equipamentos como laser para marcação, gerador de ozônio e sistema de nanobolhas. Segundo a C&A, cada calça consumiu 7,4 litros de água em lavanderia.
Diferentemente de outras ações, a C&A não informa os fornecedores envolvidos, como fiação e tecelagem, confecção PL e lavanderia.
C&A LANÇA COLEÇÃO
Entre jeans circular e mais sustentáveis, a C&A lança linha feminina com calças wide legs, calça cargo, shorts de cintura alta, bermuda e colete coloridos, jaqueta, saias e vestidos. A coleção contam também com itens masculinos.
Consultada, a C&A não informa quais são os modelos da coleção que se enquadrariam como jeans circular.
Nessa coleção, a C&A está trabalhando com ticket médio de R$119,99. Com exceção da opção de personalização, a maior parte da coleção está à venda também nas lojas físicas da rede.
Para campanha de divulgação, a empresa fez parceria com o TikTok e coloca para vestir a coleção seis dos perfis da rede social no Brasil: Gabriela Sales (Rica de Marré), o casal Jordan e Mel, Matheus MoriMura, Talitah Sampaio, Amanda Pieroni e Carol Soares.