Plano anunciado com o balanço de 2019, antes da pandemia, pode sofrer alterações com o relatório do primeiro trimestre do ano.
No primeiro balanço completo de 2019, depois do lançamento do IPO (acrônimo para Oferta Pública Inicial de Ações, em inglês), a C&A Modas informou que pretendia inaugurar 22 lojas ao longo de 2020. Mas, como o relatório financeiro foi divulgado em plena adoção no Brasil de medidas de restrições por causa da covid-19, os planos da varejista podem mudar. A analistas a empresa disse que os investimentos entraram “em regime de contingência”. E acrescentou que só mais para frente, e dependendo do comportamento da covid-19 no país, verificará aquilo que será entregue do plano original para 2020.
Em termos de investimento, a empresa também pretendia instalar o segundo sorter (equipamento para separação de produtos por SKU). Além do projeto de implantar o primeiro piloto para uso de RFID (identificação de produtos a partir de radiofrequência).
Ao longo do ano passado, a receita líquida da companhia somou R$ 5,13 bilhões, dos quais R$ 1,74 bilhão faturados entre outubro e dezembro. A receita anual correspondeu a aumento de 2,8% sobre os R$ 5,13 bilhões, de 2018. Vestuário sustentou R$ 4,12 bilhões do total, expansão de 4,1%, no ano passado.
No último trimestre, o crescimento da receita líquida da C&A foi ainda maior, de 3,5%. Passou de R$ 1,69 bilhão, no quarto trimestre de 2018, para R$ 1,74 bilhão, no quarto trimestre de 2019.
O lucro líquido anual da varejista alcançou R$ 214,4 milhões, avanço de 23,4% sobre 2018. No quarto trimestre os ganhos registraram R$ 175,1 milhões, aumento de 2,1% sobre igual período de 2018.
INVESTIMENTOS NO ANO
Os investimentos no ano consumiram R$ 318,8 milhões, contra R$ 239,7 milhões aplicados em 2018. Foram abertas dez lojas, e fechadas outras duas, deixando a rede com 287 unidades em operação. Eram 279 pontos em 2018.
Dos R$ 15,1 milhões investidos nos centros de distribuição, a maior parcela foi para a implementação do primeiro sorter. O equipamento começou a operar em outubro, destinado à linha de jeans, informa o relatório da C&A.