Embora a receita líquida das duas varejistas de moda brasileiras tenha aumentado de janeiro a março, os ganhos do período recuaram pelo terceiro ano consecutivo.
Pelo terceiro ano consecutivo, o lucro líquido do primeiro trimestre de duas das maiores redes varejistas brasileiras voltou a cair, praticamente pela metade. Contudo, a receita líquida das duas aumentou de janeiro a março, de acordo com os balanços das duas companhias divulgados na semana passada. O ganho líquido consolidado da companhia Renner foi de R$ 21,6 milhões no primeiro trimestre de 2013; e o do grupo Guararapes alcançou R$ 30,6 milhões.
Quando comparado ao lucro líquido do primeiro trimestre de 2012, o recuo da Renner foi de 39,5% sobre R$ 35,7 milhões e a queda é ainda mais acentuada, atingindo 54,6%, ao confrontar com os R$ 47,6 milhões registrados no primeiro trimestre de 2011. Na análise do mesmo período, os resultados da Riachuelo mostraram comportamento semelhante. Em relação aos R$ 50,6 milhões apurados no primeiro trimestre de 2012, a queda foi de 40,5%, e sobre os R$ 59 milhões de igual período de 2011, diminuiu 48,1%.
A Renner atribui os resultados aos efeitos de perdas provocadas pelo período de transição para um novo sistema de etiquetas de segurança, que demorou nove meses para ser implantado e que foi concluído no primeiro trimestre. Também inclui nesse recuo a liquidação agressiva de estoques antigos da rede Camicado. O faturamento da companhia fez o movimento contrário, e cresceu. O consolidado da companhia registrou receita líquida de R$ 833,8 milhões, aumento de 17,4% sobre igual período do ano passado, sendo que as lojas Renner sustentaram R$ 678,1 milhões.
Da mesma forma, o grupo Guararapes apresentou no primeiro trimestre de 2013 receita líquida consolidada de R$ 744,8 milhões, com a rede de lojas Riachuelo contribuindo com R$ 565,6 milhões, aumento de 14,4% sobre os R$ 494,4 milhões do primeiro trimestre de 2012. O clima que começou a ter dias de frio a partir de março ajudou nas vendas da coleção de inverno, explica a empresa. A diretoria do grupo acompanha de perto a alta da inflação, pois, “o componente inflacionário da economia brasileira afeta o poder de compra do nosso consumidor típico – pessoas com renda mensal de R$ 1,5 mil”, afirmou o CFO do grupo, Tulio Queiroz, em conferência com investidores.
Em 2012, a Renner encerrou o ano com 188 lojas. Até maio de 2013, foi inaugurada mais uma unidade em Porto Alegre (RS), elevando a rede para 189 pontos. A Blue Steel (que em junho assume a bandeira YouCom) manteve quatro lojas. Por sua vez, a Riachuelo tinha 169 lojas no ano passado. No primeiro trimestre, não promoveu inaugurações. Mas, entre abril e maio abriu sete unidades de 38 previstas para entrarem em operação em 2013.