No terceiro trimestre do ano, os ganhos recuaram quase 40% em relação ao período anterior, entre abril e junho.
Em relação ao segundo trimestre do ano, a Hering viu o lucro líquido cair quase 40% entre julho e setembro. No período, os ganhos somaram R$ 54,6 milhões, queda de 36% quando se compara o desempenho do trimestre anterior, que foi de R$ 85,2 milhões. Também recuou a receita líquida da companhia, embora em um patamar diferente do lucro líquido. Enquanto no segundo trimestre, a Hering faturou R$ 382,88 milhões, no terceiro trimestre foram R$ 323,97 milhões, 15,3% a menos. Mas, em relação ao terceiro trimestre de 2011, a empresa registrou leve aumento de 1%.
Em análise ao mercado, a Hering apontou duas razões principais para o desempenho abaixo da média que vinha exibindo: o cenário econômico, considerado ainda desafiador, e a mudança para o novo centro de distribuição (CD), que atrasou, afetando as entregas da coleção de alto verão. Durante esse período, a empresa priorizou o abastecimento das lojas próprias e das franquias, atrasando o atendimento das multimarcas. A medida impactou a participação desse canal no faturamento, com desaceleração de 10,4%.
Apesar do recuo no trimestre, anunciou que refez o planejamento de novas lojas. Vai aumentar o número de lojas Hering Store a serem abertas até o final do ano. Serão 12 a mais que o previsto. A expectativa passa a ser encerrar 2012 com mais 87 lojas da marca, ante as 75 previstas para serem abertas. Para a Hering Kids, ficou mantida a meta do ano de 25 lojas. Até setembro, a rede da Hering contabilizava 581 lojas, entre próprias e franquias: Hering Store (480, 16 a mais que no segundo trimestre), PUC (77, uma a mais), Hering Kids (06, uma a mais), Dzarm (01), internacionais (17, uma a mais). Multimarcas são 16,963 mil atendidas, das quais 13,334 mil são da Hering.
Novo CD
Em setembro, a Hering transferiu os estoques para um novo CD localizado em Anápolis, Goiás, na mesma cidade onde mantém uma fábrica. O galpão ocupa 17 mil metros quadrados dentro de um terreno de 68 mil metros quadrados de área, de modo a ter espaço para expansão. São 21 docas de distribuição, cinco de entrada e 16 para saída de mercadorias, descreve a empresa.
foto: campanha de verão