Em dez anos, o setor de franquias de roupas mais que quadruplicou saltando para R$ 8,4 bilhões.
Ao registrar faturamento de R$ 8,4 bilhões em 2012, o setor de franquias de roupas quadruplicou de tamanho em dez anos. Em 2002, eram 93 redes que juntas faturaram R$ 1,847 bilhão. Hoje, são 273 redes – 38 a mais que em 2011 – que movimentam 6,6 mil lojas, entre próprias e franquias, mil acima do universo encontrado no ano anterior, informa o levantamento anual anunciado em março pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Apesar do bom desempenho, o segmento de roupas representa em torno de 8% do faturamento total do franchising no Brasil, 11,25% em número de redes e 6,36% em quantidade de lojas. Entre as marcas de roupa mais recentes a lançar franquia o destaque cabe à Triângulo Moda que, no último trimestre de 2012, estreou no mercado, com duas franquias. Até abril, espera inaugurar mais duas, conforme a empresa afirmou em entrevista ao GBLjeans. Já a Dona Florinda fez o caminho inverso e saiu desse mercado a partir deste ano, preferindo concentrar os investimentos no varejo através de lojas próprias.