Embora tenha caído o número de marcas operando nesse formato no varejo, aumentou o número de lojas abertas pelas redes em operação.
No primeiro ano em que moda consolidou três segmentos (vestuário, calçados e acessórios), antes analisados em separado, a pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) informa que a receita da área subiu 10,4%, acima do crescimento de 8,3% registrado pelo setor de franquias como um todo em 2016. O faturamento de Moda no ano passado assinalou R$ 20,44 bilhões, ante R$ 151,24 bilhões apurados pelo setor. Foi o terceiro segmento que mais cresceu na comparação com 2015, conforme a Pesquisa de Desempenho da ABF.
De acordo com a associação, “a oferta de novos produtos, as estratégias de promoção e a expansão das redes são fatores que explicam esse crescimento”. Cita como exemplos de bom desempenho na Moda as redes Clube Melissa, Hope Lingerie e Jorge Bischoff. O estudo anual também ressalta que Moda representa um dos segmentos mais internacionalizados do franchising brasileiro, com 27,5% de participação, seguido por Alimentação (15,9%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (14,5%).
De maneira geral, em 2016, caiu o número de marcas operando no modelo de franquia no Brasil. Atualmente, 3.039 marcas mantêm redes em operação no varejo, declínio de 1,1% sobre 2015. No caso de Moda, essa redução foi maior: 536 marcas operando, que representam redução de 2,2% em relação a 2015. Em compensação aumentou o número de unidades abertas no segmento de Moda: de 17.389, em 2015, para 18.547 em 2016, expansão de 6,7%, acima do aumento de 3,3% do setor como um todo que encerrou o ano passado com 142.593 unidades em operação.