Franquias de roupas crescem em 2016

Segmento aumentou o tamanho da rede bem acima da média geral do setor verificada no primeiro trimestre do ano.

Diante de um cenário de vendas retraídas para o varejo, o setor de franchising apresentou crescimento no primeiro trimestre de 2016. Segundo balanço da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no período, aumentou em 2,7% o número de unidades franqueadas em relação aos primeiros três meses de 2015, em todos os ramos de negócios, totalizando 141 mil lojas. No de vestuário, a expansão foi mais acentuada; subiu 9,7%.

Também o faturamento cresceu, e acima da inflação do país, no primeiro trimestre do ano: 7,6%, tanto na média geral quanto no segmento de roupas. Como um todo, o setor de franchising faturou R$ 33,7 bilhões, ao passo que a receita das lojas franqueada de vestuário e afins subiu de R$ 1,86 bilhão para R$ 2 bilhões, informa o balanço da ABF. Segundo a entidade, para enfrentar a desaceleração do consumo, as redes se valeram de promoções, campanhas de incentivo, revisão de mix de produtos, renegociação com fornecedores, identificação de novos mercados e adoção de novos modelos de negócios.

FEIRA CHEGA AOS 25 ANOS

Apesar do crescimento, a feira do setor que celebra 25 anos, em 2016, manteve a mesma quantidade de expositores das duas edições passadas. Reunirá de 15 a 18 de junho de 2016, 480 empresas, distribuídas entre os pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Entre as estreantes de vestuário, a ABF cita a masculina Enzo Milano, a rede Torcedor Esporte Clube e a Winix. Participam da feira voltada para interessados em se tornar franqueados, a Código Girls, a Chifon, a Lilica & Tigor, a Malwee, a Marisol, a Scene e a Tip Top; além de redes de lingerie, como Scala, Hope, Intimissimi, Liz e Outlet; de pijamas e homewear, como a Puket.