A meta é deter rede com 532 unidades, somando 507 da Store e 25 da Kids
Ao apresentar o balanço de 2011 para o mercado, na semana passada, a Cia. Hering qualificou os resultados do ano de expressivos. A receita líquida do grupo que administra quatro marcas – Hering Store, Hering Kids, PUC e dzarm – cresceu 33,5%, alcançando R$ 1,353 bilhão em 2011. A expansão do lucro líquido foi ainda maior, de 40,2%, somando R$ 297,2 milhões entre os quatro trimestres.
A empresa acredita que o desempenho do setor de vestuário no Brasil deverá melhorar gradativamente ao longo do ano. Por isso, o planejamento prevê abrir 95 lojas, das quais 75 apenas da Hering Store e outras 20 da Hering Kids, rede que teve início em 2011 com a abertura de cinco lojas-piloto.
Dessa forma, a rede Hering Store somaria 507 pontos e a rede Hering Kids, 25. Em função do reposicionamento da empresa no mercado infantil, a marca PUC passou por ajustes de mix de produtos e preços de modo a direcioná-la para o segmento considerado premium. As mudanças implicaram fechar duas lojas da rede, encerrando 2011 com 76 pontos. O relatório aos investidores adverte que outras poderão ser fechadas ao longo do processo de reavaliação de perfil.
Aparentemente, o grupo se revela satisfeito com o desempenho do relançamento da dzarm, cuja primeira flagship foi inaugurada ao final de 2010. Além do canal de varejo – próprio e de franquia -, a Cia Hering administra atualmente um canal com 16.501 multimarcas, das quais 13.038 revendem Hering.
O modelo industrial continua apoiado no triângulo que combina produção própria, terceirização para parceiros locais e outsourcing (compra de produto acabado, sobretudo, de mercadoria importada- 15% do total). “Mas, em função da dificuldade em trabalhar com o maior lead time para algumas categorias de produto, a Cia. Hering decidiu reduzir seu nível de importação para 2012”, informa o relatório da administração.
Em 2012, serão R$ 47,5 milhões em investimentos, quase metade deles na área industrial, incluindo a construção do terceiro centro de distribuição da empresa, que ficará localizado em Goiás, onde a companhia já conta com um CD. Outra parte será destinada à infra-estrutura de TI, que envolve novas funcionalidades para a webstore.