Hering reabre loja com espelho interativo

Unidade do Morumbi Shopping é modelo de omnichannel para a varejista testar novas tecnologias e estender a outras unidades

Para a reinauguração da Hering Store do Morumbi Shopping, na capital paulista, a rede varejista adotou um modelo piloto pelo qual vai testar uma série de tecnologia inovadoras tanto para a interação com os consumidores quanto para a estrutura de gestão. A nova operação batizada de Hering Experience está embalada pelo conceito omnichannel, que não faz distinção entre compras realizadas no mundo físico ou no virtual. Em comunicado ao mercado, a Cia Hering afirmou que “planeja expandir o conceito da Hering Experience – ou parte de suas funcionalidades e sistemas pontuais – para outras lojas próprias e franquias em breve”.

As tecnologias implantadas na loja reinaugurada foram desenvolvidas por startups brasileiras selecionadas no Retail Tech Pitch Day, realizado pela Hering em Blumenau (SC), em agosto, com o objetivo de identificar soluções inovadoras voltadas ao varejo. “Usamos a tecnologia como instrumento de otimização desta loja conceito, onde o consumidor está no comando de tudo. Ele define como quer conhecer os produtos, analisar suas combinações e até como comprar”, declarou no comunicado Thiago Hering, diretor de negócios da companhia.

RECURSOS IMPLANTADOS

Desde a vitrine, câmeras capturam características físicas do consumidor, mostrando na tela sugestões de produtos que ele pode alterar ou mesmo fotografar. Dentro da loja, a Hering criou o espaço Do seu jeito, onde o cliente escolhe entre um mix de estampas aquela que será impressa numa camiseta comprada na loja e que ficam prontas em cerca de cinco minutos, garante a empresa.

Na área de provadores foi instalado o Fitting You, espelho interativo desenvolvido pela ICX Labs. Por esse dispositivo de tela touch screen, o consumidor navega pela coleção e escolhe o que lhe interessa, avalia as combinações possíveis. Se quiser mudar cor ou tamanho aperta um botão para chamar um vendedor. A ICX acrescenta que o Fitting You tem conceito de omnichannel que integra as plataformas de e-commerce e loja física. “Todas as informações coletadas de sensores, perfis de usuários, seleção de peças, entre outras, servem como base para a criação de um dashboard com informações relevantes para o negócio”, afirma Fábio Avellar, diretor da startup.

Por isso foram instalados sensores de presença que ajudam a traçar um mapa das áreas da loja mais visitadas pelos clientes ou as que despertam pouco interesse. Câmeras analisam o nível de interesse por meio de análise facial, entre outros recursos de gestão. Etiquetas RFDI fixadas nas peças ajudam a atualizar o estoque automaticamente, diz a empresa.