Iniciativa da varejista sueca leva transparência até o ponto de venda, tanto online quanto físico, mostrando a origem das roupas
Depois de sofrer sucessivos ataques de consumidores em função das condições de produção consideradas injustas para o trabalhador, a H&M decidiu abrir os dados de sua cadeia de fornecimento ao público. Desde o início da semana passada, a varejista sueca de moda dá detalhes da origem das roupas. O sistema foi instalado nos sites dos 48 países em que faz venda online. Nas lojas físicas, o consumidor terá que usar o aplicativo da H&M pelo qual verifica o preço e os detalhes do produto pelo qual se interessa.
Ao navegar e selecionar um produto, o usuário tem que rolar a página e clicar na aba Product Sustainability. Será então aberta uma janela contendo informações variadas, desde a descrição do material empregado. No caso da jardineira em denim, o sistema informa que se trata de tecido 100% algodão. Para em seguida, alertar o compromisso de até 2030 usar materiais 100% reciclados ou de fontes sustentáveis.
Sobre o algodão afirma que é a fibra mais utilizada nas roupas que vende. “Mas é um material desafiador que precisa de muita água para crescer”, destaca. O compromisso declarado é só comprar tecidos que contenham algodão sustentável dentro de um ano, em 2020. Segundo a varejista, atualmente, aceita três tipos de algodão na composição dos tecidos. Pode ser algodão orgânico, cultivado sem pesticidas e fertilizantes químicos, nem contém organismos geneticamente modificados. Inclui algodão reciclado, a partir de roupas usadas e restos de têxteis. Também o algodão com selo BCI (Better Cotton Initiative), que atesta o cultivo a partir de boas práticas por grandes fazendas, sem necessariamente ser orgânico.
As informações incluem onde as roupas foram confeccionadas, com nome do fornecedor (ou mais de um quando for o caso), país de origem e tamanho da fábrica. No caso da jardineira pesquisada pelo GBLjeans, a peça foi feita no Paquistão pela Casual Sportswear, que emprega de 1,5 mil a 2 mil funcionários.
Nem todos os itens comercializados exibem as informações de produção detalhadas. A H&M explica que eles foram colocados à venda antes da implantação do sistema. Mas que daqui por diante todos os novos sairão com esse anexo.
Na América Latina, a H&M opera no Uruguai, no Peru, no Chile, na Colômbia, com lojas físicas. Apenas no México e em Puerto Rico tem também vendas online.