Como aconteceu no ano passado, companhia registrou prejuízo no segundo trimestre, retornando o balanço para o azul no período seguinte.
Depois de amargar prejuízo no segundo trimestre do ano, a Inbrands reverteu o cenário entre julho e setembro, tendo assinalado lucro líquido de R$ 7,95 milhões no período, volume que representa queda de 12,5% sobre os ganhos obtidos no terceiro trimestre de 2014. O balanço da holding que controla nove marcas, entre as quais Ellus, Tommy Hilfiger, Richards e Bobstore, mostrou ainda aumento de receita líquida trimestral de 1,99%, em relação a igual período do ano passado, para atingir R$ 253,22 milhões.
O principal fator de alavancagem dos resultados foi o canal de varejo, especialmente as lojas próprias, cuja receita bruta aumentou 13,4%. No atacado, as vendas para as franquias aumentaram 14,8%, mesmo havendo redução no número de lojas franqueadas. Porém, a receita apurada com vendas para multimarcas caiu 9,1% no terceiro trimestre ainda que a base tenha crescido para 6,31 mil lojas, ante 5,76 mil até junho.
Os ajustes no canal de varejo estendeu-se pelo terceiro trimestre. A rede fechou setembro com 356 pontos, três a mais que em junho. Foram abertas sete unidades próprias e uma franquia e em compensação foram fechadas quatro franquias. No caso da VR e VR Kids, três franquias foram absorvidas e incorporadas à rede própria, como parte de estratégia adotada desde meados do ano passado para adequar o desempenho do canal. A Inbrands é dona, ainda, das marcas Salinas, Bobstore, BrandsHouse, Alexandre Herchcovitch e Luminosidade (a empresa organizadora do SPFW).
Com as medidas já tomadas, os administradores entendem ter “uma companhia eficiente e preparada para enfrentar desafios macroeconômicos que eventualmente se apresentem em maior proporção a frente”, afirmam em relatório ao mercado com análise de resultados. A avaliação é de que o lucro foi afetado pelo impacto do dólar nas compras de importados, sendo compensado por repasse de preços, aumento de eficiência e “da participação da produção nacional no total do sortimento Inbrands”.
O relatório destaca também que no terceiro trimestre algumas marcas expandiram a linha de produtos, como foi o caso da Richards que lançou perfumes, com previsão de incluir relógios no quarto trimestre.
Outra novidade no período foi dar um passo em direção à estratégia omnichannel, que pressupõe a unificação do canal de vendas físico e online. Segundo o relatório, algumas lojas próprias têm acesso ao estoque da loja online. De modo, que se a unidade não tem o produto que o consumidor quer ou a numeração adequada, o vendedor pode fazer a venda usando um smartphone e o cliente recebe a mercadoria em casa. Segundo a empresa, o plano é implementar a solução em todas as lojas próprias “em um futuro breve”.