De abril a junho, os ganhos da companhia caíram quase 35% diante de receita que recuou 11%, com resultado influenciado pelo clima, greve de caminhoneiros e Copa do Mundo
O balanço financeiro do segundo trimestre da Cia Hering refletiu as dificuldades impostas por fatores combinados, como a falta de frio no sul e no sudeste se prolongando, a Copa do Mundo e pela paralisação de 11 dias dos caminhoneiros. “Os resultados foram bem aquém das nossas expectativas”, afirmou Fábio Hering, presidente da empresa em conferência com analistas de mercado. O lucro líquido da companhia caiu 34,9% quando comparado ao período de abril a junho do ano passado, passando para R$ 57,28 milhões.
Com isso, os ganhos no semestre somaram R$ 91,59 milhões, representando declínio de 27,2% sobre o apurado nos primeiros seis meses de 2017. A receita líquida no período também caiu. No segundo trimestre foi de R$ 362,29 milhões, 10,8% a menos do que no segundo trimestre do ano passado. O recuo da receita no semestre foi mais discreto, registrando queda de 3,9% na comparação com igual período do exercício anterior, para chegar a R$ 706 milhões, mostram os resultados financeiros divulgados ao mercado.
Segundo Fábio Hering, embora tenha durado 11 dias, a greve dos caminhoneiros “foi um tremendo transtorno porque retardou faturamento, perdemos reposições e teve cancelamentos de pedidos”. Produtos importados esperados para chegar na época atrasaram. “E 25% de nossas receitas vêm de produtos importados, que entram basicamente por Itajaí”, contou o executivo. Navios com mercadorias vindas da Ásia não conseguiram desembarcar e seguiram viagem para outros países para depois retornarem ao Brasil.
EXPECTATIVA OTIMISTA
Apesar de prever cenário ainda desafiador, com retomada gradual do crescimento econômico, e maior instabilidade relacionada ao período eleitoral, a Cia Hering espera que o segundo semestre seja melhor que o primeiro. Especialmente porque projeta uma boa aceitação da coleção de verão, a mais importante do ano, cujo lançamento para o atacado foi postergado por causa da paralisação dos caminhoneiros, e que chega às lojas nesse início de agosto.
As diretrizes principais foram mantidas para o segundo semestre. No segundo trimestre, a empresa implementou o conceito de Omnichannel em suas 88 lojas próprias (57 da Hering Store, 19 da Hering Kids, 10 da PUC e duas da Dzarm), com as funcionalidades de pick-up in store, pela qual o consumidor compra na loja virtual e retira o pedido em uma loja física; e de showrooming, quando o cliente compra em uma loja física e escolhe se quer receber o produto em casa ou retirar em uma unidade física.
O mesmo conceito será expandido para todas franquias, com a estimativa de estar concluído até o final do ano que vem. Atualmente, um projeto-piloto envolve três franquias.
Também prevê acelerar os investimentos em ações de marketing direcionados ao consumidor, como fez no segundo trimestre, quando contratou a atriz Juliana Paes para a campanha de Dia das Mães e o poeta João Doederlein, conhecido pelo pseudônimo Akapoeta, que assinou a coleção de Dia dos Namorados.
REDE DE LOJAS
No segundo trimestre, a rede de lojas continuou o processo de acomodação. Encerrou junho, com uma unidade a menos do que tinha no Brasil em março. Ao todo, são 757 lojas no país entre as quatro marcas com presença direta no varejo e outras 20 no exterior. Foram abertos seis pontos mas de abril a junho outros sete foram fechados (cinco da Hering Store, uma da Hering Kids e uma da PUC). “Todas operados por franqueados e majoritariamente localizados na região nordeste”, informa o relatório que acompanha as demonstrações financeiras da companhia.
Dessa forma, a rede de varejo da empresa fechou o semestre operando com 595 lojas Hering Store, 103 Hering Kids, 48 PUC, três Dzarm e oito Espaço Hering (outlet). Todas as marcas enfrentaram retração de vendas no mercado interno, incluindo as webstore que faturaram juntas R$ 110 milhões, recuo de 1,8% sobre o mesmo período de 2017.
O canal multimarcas continuou a encolher, registrando 16.380 clientes ativos, e com receita em queda.
O investimento no segundo trimestre somou R$ 7,89 milhões, elevando o desembolso no semestre para R$ 11 milhões. O desaquecimento afetou o número de peças movimentadas que caiu 2,6% para 4,5 milhões de itens.