Rede varejista de moda mantém o plano de expansão em ritmo mais contido, com a inauguração até setembro de 14 pontos a mais que no mesmo período do ano passado.
Ao encerrar o terceiro trimestre do ano, a Marisa contabiliza 389 lojas em operação. Nos primeiros nove meses do ano, foram abertas 21 lojas, contra apenas sete inauguradas no mesmo período de 2012. Mantida a meta anunciada no início do ano de incluir 51 novos pontos em 2013, a rede teria que abrir 30 lojas no último trimestre do ano. Mas, a expectativa da companhia para os últimos três meses do ano não reflete mudança significativa no cenário atual de cautela.
De acordo com análise que acompanha os resultados publicados referentes ao terceiro trimestre, a empresa cita como fatores inibidores a inflação de alimentos e a extensão de programas federais de incentivo ao consumo, que estimulam a compra de bens duráveis pela classe C, principal foco consumidor da Marisa, e não de itens como vestuário. Dá como exemplo o Minha Casa Melhor. Também aponta a queda de confiança do consumidor, que tende a procurar preços mais baratos. “Diante deste cenário, decidimos antecipar a liquidação da coleção de inverno para o início de julho. Contudo, o lançamento da coleção primavera-verão ocorreu apenas no mês de setembro, o que levou a um desequilíbrio dos estoques prejudicando a venda do trimestre”, atesta o relatório aos investidores.
De julho a setembro, a receita líquida e o lucro líquido da Marisa caíram em relação ao trimestre anterior, que havia sido de recuperação parcial. Fechou o terceiro trimestre com receita de R$ 722,5 milhões, contra R$ 744,6 milhões, e lucro de R$ 12,3 milhões, ante os R$ 38,8 milhões anteriores. Mas, o consolidado dos primeiros nove meses do ano demonstra crescimento de receita de 7,8%, em relação a igual período de 2012, somando R$ 2,09 bilhões.
O lucro líquido fez o caminho inverso e despencou 47,7% no mesmo período. Caiu de R$ 114,3 milhões para R$ 59,8 milhões. Os investimentos foram ampliados em 80,3% em 2013 em comparação com igual período de 2012, saltando de R$ 105,7 milhões para R$ 190,6 milhões, aplicados nas novas lojas, em reforma de unidades e ampliação dos centros de distribuição, inclusive, com a mudança a partir de outubro do CD principal para outro armazém em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, que ocupa área de 30 mil metros quadrados.
Prevendo cenário econômico difícil para o segundo semestre, a Marisa concentrou esforços para preservar “nossa capacidade de geração de caixa operacional e reduzimos o volume de compras para o lançamento da coleção primavera-verão”, destaca o relatório. Assim, antecipou a liquidação de inverno (para julho) e atrasou o lançamento do verão (para setembro, quando no ano passado fez a troca de coleção em agosto).