O cenário político, com manifestações populares, e a volatilidade do câmbio dificultam o planejamento, diz a empresa.
O lucro da Cia Hering subiu 27,37% de um trimestre para o outro. Encerrou junho com ganho de R$ 88,84 milhões, ante R$ 69,74 obtidos entre janeiro e março de 2013. Houve pequeno crescimento (4,3%) também em relação ao segundo trimestre de 2012, quando a companhia registrou lucro de R$ 85,16 milhões. A receita líquida acompanhou esse desempenho. De abril a junho, a empresa faturou R$ 435,78 milhões, aumento de 14,78% sobre os R$ 379,65 milhões do primeiro trimestre. Em relação à receita do segundo trimestre de 2012, de R$ 382,88 milhões, o aumento foi de 13,8%.
A Hering avalia que o desempenho poderia ser melhor, mas, que a partir do Dia das Mães, as vendas desaceleram. E a venda do Dia dos Namorados, outra data importante para o comércio no período, acabou afetada pelas manifestações populares que pipocaram pelo país. A receita líquida de janeiro a junho registrou R$ 815,44 milhões, alta de 14,9%, em igual período do ano passado. A expansão do lucro líquido foi bem menor: 1,8%, atingindo R$ 158,21 milhões no primeiro semestre de 2013.
No relatório distribuído ao mercado, a companhia afirma manter cautela em relação ao segundo semestre, pois, está “avaliando os potenciais impactos da recente volatilidade no cenário macroeconômico”, referindo-se à flutuação cambial do dólar em relação ao real. Ainda assim, reitera a meta anunciada no início do ano de abrir 77 lojas Hering Store e 30 lojas Hering Kids até o fim de 2013.
Na passagem do primeiro para o segundo trimestre, a empresa abriu 34 lojas, deixando a rede com 672 unidades. Inaugurou 20 lojas Hering Store (somando 535) e mais 12 da Hering Kids. A diferença corresponde a uma loja nova da PUC e outra no exterior. Em junho, o canal contava com 17.596 multimarcas, das quais 13.667 somente da marca Hering.