Anunciada em abril, operação dependia de aprovação do Cade que foi favorável à proposta da rede varejista, que fechou o primeiro trimestre com aumento de receita e lucro.
Por R$ 26 milhões, a Marisa passa a deter 20% da Netpoints, empresa que controla um programa de fidelidade com multi-parceiros, juntando-se à Smiles, que controla 21,25% da companhia. Anunciada em abril, a transação dependia de aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que foi favorável à proposta da varejista. A decisão de participar na Netpoints representa o esforço para estreitar os laços com os clientes, diz a Marisa, que pretende fortalecer posição de ser “o único varejista de moda com rede própria a ter operação em todos os estados brasileiros”.
De acordo com o balanço do primeiro trimestre, a rede fechou o período com 407 lojas, a mesma quantidade que registrara ao final do ano passado. Em comunicado aos acionistas, a companhia informou que isso se deveu à decisão de encerrar três operações devido aos custos de ocupação e que outras três foram abertas entre janeiro e março – em Pindamonhangaba (SP), Goiânia (GO) e Nilópolis (RJ), outras 12 deverão ser abertas até o final do ano, informa a empresa.
O primeiro trimestre foi de recuperação. A Marisa apresentou aumento de receita líquida e de lucro líquido em relação a igual período do ano passado. Nos três primeiros meses de 2014, faturou R$ 697,8 milhões, que representa crescimento de 11% em relação ao primeiro trimestre de 2013. Os ganhos avançaram 57,3%, para alcançar R$ 13,8 milhões. Os bons resultados são atribuídos a “ajustes finos na execução da política comercial, nos controles de estoques, na coleção, em preços e na antecipação da linha de produtos importados, que nos anos anteriores era em abril”, registra o relatório.
Outro acerto apontado foi a decisão de antecipar a liquidação da coleção verão para o início de janeiro devido ao “calendário tardio do Carnaval”, lançar catálogo de preview em fevereiro e lançar a coleção outono-inverno em março.