Ganhos do último trimestre representam metade do resultado líquido do ano inteiro obtido pela rede varejista de moda, que pretende abrir outras 51 lojas em 2013 e testar o modelo de vendas porta-a-porta.
Depois do primeiro semestre difícil, a Marisa encerrou o exercício com lucro líquido de R$ 229,9 milhões, ganho 30% maior que em 2011, quando registrou R$ 175,5 milhões. Os resultados do quarto trimestre foram expressivos e representaram metade de todo o lucro líquido obtido pela varejista de moda ao longo de 2012. Com receita líquida de R$ 934,1 milhões de outubro a dezembro, a Marisa apurou R$ 115,6 milhões de resultado líquido no período, mantendo a trajetória de recuperação experimentada desde o terceiro trimestre, quando o lucro foi de R$ 66,3 milhões.
Em conferência com o mercado, a diretoria da Marisa citou os fundamentos adotados para essa retomada a partir do terceiro trimestre. No plano externo, a economia ajudou apresentando redução de inadimplência e de endividamento da população, índices que interessam especialmente a uma empresa que direciona seus esforços para atender a classe C, como é o caso da varejista. No plano interno, as providências incluíram adequação de mix de produtos, com a introdução de artigos de preço mais alto que os tradicionais, como calçados, roupas de tamanhos especiais e para o trabalho. Também reviu o modelo de abastecimento das lojas e a gestão da cadeia de fornecedores.
A rede encerra o ano com 202 lojas adaptadas para vender calçados e outras 50 abriram espaço para araras com roupas em tamanhos especiais e a linha Office. Com essa recomposição, o ticket médio da rede teve um incremento de 11,5% em 2012, afirma a varejista. Outra providência foi reduzir as áreas reservadas para os públicos infantil e masculino. O conjunto de iniciativas levou a companhia a reportar receita líquida total de R$ 2,87 bilhões, em 2012, ante R$ 2,45 bilhões, em 2011.
O ano termina com uma rede de 368 lojas, 32 a mais do que tinha em 2011, e uma a menos que o previsto, sendo que 25 delas foram abertas no último trimestre. Das novas lojas, 21 seguem o conceito chamado de Marisa Ampliada e outras 11 são dedicadas ao segmento feminino. Ao publicar o balanço do ano, a Marisa informa projetar investimento de R$ 155 milhões em 2013, a serem aplicados na abertura de mais 51 lojas, fechando o ano com 419 unidades. Também anunciou que começou em dezembro a testar um novo canal de vendas: de porta em porta. Recrutou 700 mulheres que estão trabalhando o catálogo de produtos, no estilo consagrado pela Avon e Natura no Brasil. Segundo a varejista, o ano será dedicado a avaliar a receptividade dos consumidores, o modelo de logística (o mesmo da loja virtual) e as formas de financiamento para esse canal. Assim como em outras empresas desse segmento, a entrega da mercadoria fica a cargo da vendedora. Nesse projeto da Marisa, o catálogo só tem itens femininos, sendo que as peças de lingerie respondem por 25% do total oferecido.