Aumento das vendas e menos promoções melhoraram a margem da varejista.
Para a Marisa, o segundo trimestre de 2022 apresentou melhoria de receita, margem bruta, resultado operacional e fluxo de caixa. Com isso, a Marisa reduz pela metade o prejuízo na comparação com o segundo trimestre de 2021. Os bons indicadores foram sustentados pelo desempenho das vendas entre abril e maio, porque em junho o movimento caiu, ressalta o relatório que acompanha o balanço financeiro da varejista.
A perda líquida do segundo trimestre alcança R$27,8 milhões, contra R$59,5 milhões de prejuízo acumulado entre abril e junho de 2021.
No semestre, a Marisa também reduz o prejuízo líquido em 7%, para R$104,9 milhões.
Já a receita líquida do trimestre cresce 20,8% para R$738 milhões, alavancada sobretudo pelo aumento das vendas de vestuário. A receita do primeiro semestre subiu 28,8% quando comparada a 2021, atingindo R$1,3 bilhão.
Para a Marisa, o crescimento das vendas atenuou as perdas, uma vez que “a pior performance do Mbank e o aumento das despesas financeiras contribuíram para a manutenção do bottom-line no campo negativo”, explica o relatório.
EXPECTATIVA
A Marisa atribui a desaceleração das vendas em junho a temperaturas mais amenas e antecipação das vendas de produtos mais pesados de inverno em abril e maio. “O mês de junho também enfrentou uma base de comparação bastante elevada versus junho de 2019, quando tivemos alta expressiva de +16,1% – resultado de um maior esforço promocional”, salientou o relatório de desempenho.
Em conferência com analistas, a companhia acrescentou que as vendas desaceleraram em julho, mês de transição para a nova coleção de primavera. Mas enxerga retomada de ritmo no início de agosto, ainda que sob a pressão de juros altos e inflação alta que afetam a renda sobretudo do consumidor que é o público-alvo da varejista.
O número de lojas em operação permanece o mesmo desde dezembro de 2020: 344 unidades.
NOVA COLEÇÃO
Depois de apresentar um pequeno preview das novidades, a Marisa lança a coleção mais ampla de primavera-verão 2022 na segunda semana de agosto. As novidades incluem estampas tropicais e visual monocromático; vestidos longo e fluidos, conjuntos, calças, saias e pijamas; e cartela de cores passa por tons fortes de roxo e verde limão. Destaca o jeans no vestido longo de denim da linha plus size e na jaqueta com estampa floral.
fotos: divulgação