Rede varejista de moda implantou sistema que permite a entrada de dados por smartphone para controle de estoques e operações administrativas.
A rotina dos auditores de anotar em planilhas ou no papel sobre os estoques e operações administrativas foi modernizada na rede das Lojas Marisa com a implantação do Check List Fácil que funciona no smartphone. O sistema, desenvolvido pela RZ2 Sistemas, foi implantado em 400 lojas da rede, está baseado em perguntas pré-definidas pela gerência da Marisa e respondidas pelo auditor diretamente no celular para checagem das operações.
O funcionário que visita a loja registra o nível de estoque, se existem produtos faltando e quantos estão sem etiqueta para prevenção de perdas. No segmento de segurança, checa funcionamento de alarme, informa sobre o marketing visual das lojas e volume de vendas. “Todas essas informações que estão no smartphone são descarregadas no sistema de gestão da Marisa e consolidadas para gerar relatórios sobre o ranking de vendas das lojas”, explica Maurício dos Anjos Fragoso, sócio e diretor de tecnologia da RZ2 Sistemas.
A gerência central da varejista é informada por GPS que lojas o auditor está visitando e, além das informações, recebe fotos sobre ações de comunicação visual das lojas. Segundo Fragoso, em 60 dias de uso do software, a Marisa reduziu seu questionário de checklist de 400 para aproximadamente 120 itens e triplicou o número de lojas auditadas. “Antes a rede controlava apenas algumas lojas e consolidava as informações por amostragem”, completa Fragoso.
Além da Marisa, a RZ2 Sistemas tem como clientes empresas como Riachuelo, Dudalina, Centauro, Morena Rosa e Havan, entre outros da área de moda.